Notícia

Em plenária, movimentos sociais e sindicais organizam ato do dia 20

12 agosto, 2015

IMG-20150812-WA0009Na noite desta terça-feira (11/08), integrantes de partidos políticos, centrais sindicais, movimentos sociais e sindicatos estiveram reunidos na sede do Sindae, nos Barris, para tratar da organização e mobilização do ato Em Defesa da Democracia, a ser realizado no dia 20 de agosto, a partir das 14h, na praça da Piedade.

Com um auditório lotado e a presença de representantes de outras cidades, pois a iniciativa em Salvador será em nível estadual, a plenária foi bastante plural e procurou costurar a ação de forma que todos os segmentos sejam atendidos, mas com o foco na pauta nacional do ato.

De acordo com Geraldo Galindo, secretário de Movimentos Sociais do PCdoB Bahia, “o que nos une neste momento é a defesa da democracia e do mandato da presidenta Dilma. Cada um vai defender suas bandeiras no dia 20. Mas, precisamos priorizar a unidade neste ato”.

Segundo ele, a intenção é a de promover diversas iniciativas nos próximos dias para mobilizar e convocar os militantes, além de apresentar o ato do dia 20, quando será distribuído material realizado pelos integrantes da plenária dos movimentos sociais e sindicais.

Plenéria dos movimentos sociais
Presidente da CUT-BA, Cedro Silva declarou que os encontros estão acontecendo em todo o país com o intuito de mobilizar o povo em defesa da democracia e contra qualquer tentativa de golpe. “Essa é uma frente ampla da esquerda brasileira e estamos engajados nisso. Na semana passada, nos reunimos na sede do PCdoB e decidimos pela realização dessa plenária para fortalecer o ato do dia 20.”

O integrante da Consulta Popular, Vitor Maturi, disse que é preciso promover um esforço conjunto para realizar um ato diferente e fazer com que a população participe do movimento. Já Roberto Santana, representante da CTB-BA, afirmou que o ato deve promover paralisações por todo o estado para que a sociedade tome conhecimento da iniciativa em defesa da democracia.

Após as falas iniciais, o professor Joviniano Neto fez uma apresentação sobre o momento atual e a conjuntura política do país e, na sequência, houve a abertura das falas para os presentes.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados