Notícia

Em reunião com Dilma, centrais sul-americanas defendem democracia

17 julho, 2015

A presidenta Dilma Rousseff recebeu na noite da última quinta-feira (16/7) no Palácio do Planalto em Brasília representantes das centrais sindicais de países da América do Sul que reafirmaram sua posição em defesa da democracia na região.
Os sindicalistas, que estavam reunidos desde a última terça (14) junto aos movimentos de todo o continente na 18ª Cúpula Social do Mercosul, entregaram para a presidenta uma declaração, em nome da Coordenadora de Centrais Sindicais do Cone Sul (CCSCS), na qual denunciam as tentativas de desestabilização dos governos progressitas nos últimos anos.
“Diante das ameaças à democracia, a preservação da instucionalidade é fundamental para obter mais avanços. A interrupção do processo democrático não interessa aos trabalhadores”, expressou o dirigente da CTB, Augusto Vasconcelos, que representou a Central na reunião acompanhado pela secretária de Formação, Celina Arêas.
Para Vasconcelos, o movimento sindical tem exercitado o binômio: unidade e luta em relação aos governos da região. “Nem sempre os posicionamentos dos governos coincidem com as opiniões das Centrais e, por isso mesmo, fazemos a crítica, de que é exemplo nosso enfrentamento à política econômica de juros altos e austeridade fiscal, mas devemos reconhecer que há uma nova etapa de diálogo que possibilitou avanços na última década para maioria do povo. Uma eventual derrota desse projeto fará o jogo dos nossos adversários e não podemos ser ingênuos”, alertou.
Dilma agradeceu o apoio recebido e afirmou que considera importante este diálogo com o movimento sindical. Ela disse ainda que a posição das centrais iria influenciar nos desdobramentos da reunião com os chefes de Estado do Mercosul,  que aconteceu nesta sexta (17), para a assinatura da Nova Declaração Sócio Laboral do bloco.
A presidenta valorizou o Focem (Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul) como instrumento para diminuir as assimetrias entre os países e fortalecer a integração não só no âmbito comercial, mas também no social e cultural. Desde que foi criado, o fundo tem contribuído para melhorar setores como habitação, transportes entre outros.
A reunião contou com a presença do secretário geral da CCSCS, Antonio Jara, além de representantes das centrais que compõem a organização entre elas a CTB, CUT, UGT, Foça Sindical, PIT-CNT, CGT e CTA.
 
Fonte: Portal CTB
Fotos: Ascom Palácio do Planalto
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados