Notícia

Em Salvador, Marcha do Empoderamento Crespo acontece em novembro

22 outubro, 2015

Salvador recebe, pela primeira vez, a Marcha do Empoderamento Crespo. O evento será realizado no dia 07/11, com concentração às 14h, na praça Castro Alves. De lá, os presentes seguem pelas ruas da capital baiana até a praça Castro Alves. Segundo a organização, a marcha é mais que um movimento estético, é um ato político de autoafirmação negra.
A ideia surgiu a partir da Marcha do Orgulho Crespo, realizada em julho na cidade de São Paulo. “Salientamos a importância da marcha em São Paulo e das demais que acontecerão em algumas cidades do Brasil, mas Salvador tem particularidades que exigem a contextualização da luta e da resistência cotidiana do povo negro”, pontuaram as jovens Lorena Lacerda e Naiara Gouveia, que através de um grupo de transição capilar na rede social resolveram se unir para criar também uma marcha na cidade Salvador.
Centralizada nas redes sociais, a comissão de organização do evento reúne estudantes, militantes, acadêmicos e pessoas interessadas na temática, formando um grupo misto composto majoritariamente por mulheres negras.
O evento, que tem por objetivo a construção de um referencial de valorização do corpo negro através da afirmação estética, cresceu e, hoje, conta com mais de 10.000 pessoas no grupo oficial da Marcha.
Pré-marcha
Para divulgar e fortalecer o movimento, estão acontecendo ações pré-marcha em diversos bairros e escolas da cidade. “Propomos as ações para o desenvolvimento de discussões dos aspectos estéticos, simbólicos e políticos relacionados ao cabelo, configurando uma rede de conhecimento, suporte e de pertencimento”, enfatiza as integrantes da comissão.
A Marcha tem o apoio da UNEB, União dos Negros pela Igualdade (Unegro), Secretarias Estaduais de Políticas para as Mulheres (SPM) e de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), entre outros.
Com informações do Aldeia Nagô
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados