Notícia

Empresa que presta serviço de saúde em Salvador está sendo investigada pelo TCU

11 setembro, 2015

O Instituto Médico Cardiológico da Bahia (IMCBA), empresa contratada pela Prefeitura de Salvador para gerenciar a saúde do município, está sendo investigado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em um contrato feito com a Prefeitura de Candeias, na realização de serviço similar ao da capital baiana. Após suspeitas de irregularidades, a vereadora Aladilce solicitou ao secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, informações sobre todos os processos de licitação ou dispensa referentes à contratação do Instituto.

O TCU investiga a empresa, sob suspeita de que o contrato feito com a Prefeitura de Candeias não apresente a devida qualificação da entidade, como organização social. A fundação também é acusada de prestar serviço de má qualidade, oferecer estrutura precária de funcionamento e tratar os usuários com descaso.

A vereadora explicou que a solicitação feita ao secretário tem respaldo nas diversas denúncias de irregularidade nos serviços prestados pela empresa. “É estranho que uma fundação com tantos problemas no interior seja trazida para a capital. Se ela é ilegal lá por que seria legal aqui? Temos 1500 concursados da saúde para serem convocados e, por isso, não vejo necessidade de terceirizar esse serviço. A prefeitura se comprometeu a mandar um cronograma para chamar os concursados até outubro e esperamos que isso seja cumprido”, disse Aladilce.

IMCBA foi fundado em 2007 e passou a prestar gerenciamento nas unidades de saúde do município de Madre de Deus, Candeias, Berimbau e São Francisco do Conde. Em Salvador, o instituto administra as UPA San Martin e Adroaldo Albergaria e, de acordo com a publicação do Diário Oficial do Município, também passará a gerenciar a de São Cristóvão.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados