Notícia

Encontro de Trabalhadoras Rurais reúne militantes em Conquista

13 julho, 2015

Dezenas de militantes rurais estiveram presentes do 3º Encontro de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Sudoeste Baiano, realizado em Vitória da Conquista, no sábado (11/7). O evento contou com a participação de diversas lideranças políticas e sindicais de 60 municípios, entre eles o deputado estadual Fabrício Falcão e a deputada federal Alice Portugal.
O encontro teve por objetivo mobilizar e preparar as trabalhadoras para as oficinas que ocorrerão durante a 5ª Marcha das Margaridas, que ocorre nos dias 11 e 12/8, em Brasília, além de refletir sobre as lutas e avanços obtidos pelas mulheres do campo no âmbito sindical e social. Neste ano, o tema é “Margaridas seguem em marcha por desenvolvimento sustentável com democracia, justiça, autonomia, igualdade e liberdade”.
Esse foi o primeiro encontro dos 18 que acontecerão durante os meses de julho e agosto, tendo como base os eixos temáticos da marcha. Com isso, as reuniões vão “afinar” o discurso da Bahia. De acordo com Nildma Ribeiro, representante da Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Estado da Bahia (Fetag-BA), “foi um momento muito importante de discussões políticas que sem dúvidas servirão para o progresso da nossa categoria”.
Já a secretária de Mulheres da Fetag-BA, Maria Cristina, afirmou que o encontro foi um sucesso e extremamente positivo, pois mostrou a maturidade e vontade das participantes, que acompanharam de forma efetiva cada tema exposto. Os próximos encontros acontecem em Seabra (13/7), Eunápolis (16/7), Camamum (17/7), Paramirim (20), Salvador (21) e Itabuna (24).

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados