Notícia

Encontro vai discutir a Petrobras e os interesses internacionais

24 setembro, 2015

A seção baiana da Fundação Maurício Grabois (FMG-BA) vai promover, na próxima quinta-feira (24/9), em Salvador, o debate ‘Petrobras: interesses internacionais em jogo, e a democracia’. O evento será no Sindae, nos Barris, às 17h, e integra a programação pelo aniversário da Petrobras e pelo lançamento, no dia 3 de outubro, e a agenda de lançamento da Frente Brasil Popular na Bahia.
O debate terá as presenças de Haroldo Lima, ex-diretor geral da Agência Nacional de Petróleo e Biocombustíveis (ANP), e José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras. A atividade conta com o apoio da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Sindicato dos Petroleiros da Bahia (SINDIPETRO) e do Sindicato dos Trabalhadores Químicos (SINDIQUÍMICA)
A Petrobras foi fundada em 1953, após uma campanha em defesa do controle nacional do petróleo, batizada de “o Petróleo é nosso”. Cinco décadas depois da criação da estatal, foi anunciada a descoberta da camada pré-sal e, em 2008, foi iniciada a exploração da mesma, na Bacia de Campos, o que fez retomar o debate acerca do monopólio estatal do produto.
Mais recentemente, a Petrobras se tornou alvo de constantes ataques, divulgados pela imprensa. A chamada Operação Lava Jato tem feito uma devassa na empresa, e seus diretores estão sendo levados ao banco de réus. Para muitos analistas, as ações têm sido utilizadas pelos setores que pretendem desacreditar a empresa e questionar o papel da estatal brasileira, com o objetivo de promover uma abertura de exploração para as grandes multinacionais, especialmente as norte americanas.
A ofensiva à principal estatal brasileira tem sido também o pivô de uma crise política que coloca em cheque um período de trinta anos de estabilização democrática no Brasil. É diante deste cenário que se dará o debate promovido pela Fundação Maurício Grabois.
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados