Notícia

“Estamos buscando evitar demissões”, afirma Álvaro Gomes

18 maio, 2015

O titular da Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Álvaro Gomes, afirmou que, diante da crise econômica que assola o País, tem trabalhado para evitar demissões na Bahia. Desde que assumiu a pasta, em janeiro, o secretário tem se reunido com dirigentes das grandes empresas que ameaçam fazer corte de funcionários e os resultados têm sido positivos.
A iniciativa surgiu, segundo Álvaro Gomes, depois que a empresa calçadista Azaleia, que possui fábricas no estado, demitiu cerca de 650 funcionários, no início do ano. “A nossa secretaria, em contato direto com os donos da Azaleia, conseguiu suspender as 1.500 novas demissões que estavam previstas para acontecer”.
A Setre ainda se inseriu nas negociações do Banco do Brasil, que pretendia demitir cerca de mil funcionários, com a proposta de transferência do call center da instituição para Recife, e das empresas mineradoras instaladas da região de Brumado. “Nós estamos vivendo um momento de desemprego muito grande, mas estamos buscando evitar demissões”, afirmou.
Além de trabalhar para impedir demissões em massa, o secretário também tem reunido esforços para fortalecer o Serviço Estadual de Intermediação para o Trabalho (Sine-Bahia), como forma de garantir estabilidade no número de empregos. Para ele, os esforços também estão concentrados na geração de emprego com qualidade.
“Temos discutido com algumas empresas que têm se deslocado para a Bahia essa parceria entre a Secretaria, no sentido de buscar a qualificação e a intermediação, propiciando aí mais empregos para os trabalhadores baianos”, continuou Álvaro Gomes.
O secretário ainda ressaltou o reconhecimento que o Sine tem obtido pelo Mistério do Trabalho. “O Ministério do Trabalho sempre tem enfatizado que o Sine-Bahia é o melhor Sine do Brasil. O nosso desafio é manter essa qualidade e aperfeiçoar. Nós estamos vivendo um momento ruim e precisamos avançar muito mais”, finalizou.
 
 
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados