Notícia

“Estamos vivos”, diz Lula no Congresso do PT em Salvador

12 junho, 2015

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta Dilma Rousseff participaram, nesta quinta-feira (11/6), em Salvador, da segunda etapa do 5º Congresso Nacional do PT, com discursos marcados por mensagens de otimismo aos militantes. Lula afirmou que, mesmo diante da crise política, o partido está vivo, de cabeça erguida e firme na perspectiva de construir um país melhor.
“Eles [os adversários] não conseguem entender que a força do PT vem do nosso profundo enraizamento com a sociedade brasileira. Nossa força vem do chão da fábrica, da terra plantada com o suor do lavrador, das escolas, das ruas e das praças onde lutamos sempre junto com o povo para construir um país verdadeiramente democrático, mais desenvolvido e mais justo”, discursou o ex-presidente.
Lula lembrou, ainda, que neste mês de junho os ataques da imprensa brasileira ao PT completam 10 anos – segundo ele, os ataques tiveram início em 2005 – para reafirmar a força da legenda. Ele explicou que, mesmo com a ‘decretação da morte do partido pela mídia’, conseguiu se reeleger em 2006, e que a mesma perseguição aconteceu com a presidenta Dilma, que se elegeu (2010) e se reelegeu (2014).
“Essas empresas [de comunicação], que atacam tanto o nosso governo, não são capazes de administrar a própria crise sem jogar o peso nas costas dos trabalhadores”, disse. O ex-presidente, no entanto, reconheceu que o Brasil possui problemas como os crescimentos do desemprego e da inflação e que é preciso corrigir os erros, dialogando com a população.
“O PT nasceu para ser porta-voz do futuro e não pode se acomodar jamais. Temos a obrigação de olhar para o futuro, de continuar semeando a esperança”, completou.
Discurso sintonizado
O discurso da presidenta Dilma teve o mesmo tom do de Lula, com pedidos de união e fortalecimento do partido. Ela pediu que o PT, os partidos aliados, os movimentos sociais e os militantes continuem a caminhar “juntos e firmes” para transformar o Brasil. “Preciso de cada um de vocês, de toda força que vocês podem me dar, estando ao meu lado”.
A presidenta também solicitou que os presentes não se submetam aos que torcem pelo fracasso do partido e do governo federal. “Municiem-se de informações. Falem da Petrobras, sim. A Petrobras reorganizada, capaz de punir aqueles que dela se beneficiaram ilicitamente”, afirmou.
Além disso, Dilma voltou a defender o ajuste fiscal promovido pelo governo federal. Segundo ela, apesar das mudanças, o governo não alterou os compromissos com o Brasil e que são defendidos pelo PT desde 2003, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o mandato.
“Esse é o momento para dizermos que nós somos um governo que tem a coragem de realizar ajustes e que faz esses ajustes para dar sustentabilidade, continuidade, perenidade e fazer avançar o projeto de desenvolvimento, de mudanças, que adotamos desde 2003″, garantiu a presidenta.
“Eu vim para assegurar a cada militante petista que temos uma agenda forte, consistente, de medidas, que vão garantir a retomada do crescimento, a continuidade e o avanço do processo de inclusão, de ascensão social do nosso povo”, completou Dilma.
A segunda etapa do 5º Congresso Nacional do PT dura até sábado (13), no Hotel Pestana, no bairro do Rio Vermelho. O partido informou que a previsão é de que cerca de 800 delegados de todo o Brasil participem das atividades nos três dias.
 
Da Redação
Colaborou Agência PT
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados