Notícia

Evento celebra os 181 anos da Revolta dos Malês em Salvador

25 janeiro, 2016

O Arquivo Público do Estado da Bahia, localizado na Baixa de Quintas, em Salvador, promove, nesta segunda-feira (25/01), dia em que se comemora a Revolta dos Malês, palestra com o historiador, professor e escritor João José Reis. Com o tema “A Revolta dos Malês: fontes e interpretações”, Reis trará à tona argumentos que abordam aspectos históricos e memórias da rebelião que ocorreu em 1835, na capital baiana. A palestra é aberta ao público e terá início às 15h.
A Revolta dos Malês foi organizada por negros muçulmanos, principalmente de origem iorubá, chamados nagôs na Bahia. Entre seus objetivos, o levante reivindicava o fim da escravidão e imposição da religião católica. Contou com cerca de 600 combatentes – dentre estes, 73 rebeldes e dez oponentes foram mortos. Vencidos pelos soldados das forças oficiais da época, dezenas de africanos foram condenados a penas de açoite, prisão, degredo e morte.
Em artigo a uma revista de História, o professor João Reis cita que Salvador tinha na época em torno de 65 mil habitantes, dos quais cerca de 42% eram escravos. Entre a população não escrava, a maioria era também de africanos e seus descendentes nascidos no Brasil. Os brancos não passavam de 22%. Entre os escravos, 63% eram nascidos na África, chegando a 80% no Recôncavo. A maioria dos africanos era nagô, cerca de 30%, bem como a maioria entre os muçulmanos.
João José Reis é professor titular do Departamento de História da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de História do Brasil Império e de História Atlântica, pesquisando, entre outros, os seguintes temas: história social e cultural da África, da escravidão e do tráfico; resistência escrava; movimentos sociais; atitudes diante da morte.
 
Fonte: Fundação Pedro Calmon

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados