Notícia

Evento discute pensamento de Clóvis Moura e relança obra do autor

9 julho, 2015

A seção baiana da Fundação Maurício Grabois (FMG-BA) realiza, na próxima quinta-feira (16/7), em Salvador, uma roda de diálogo acerca do pensamento radical do historiador Clóvis Moura. O evento acontece na Biblioteca Pública do Estado, no bairro dos Barris, às 14h, e contará com o relançamento na Bahia do livro ‘Rebeliões da Senzala: quilombos, insurreições e guerrilhas’, de Moura.
Na mesa de debates, estarão o professor Kabenguele Munanga, da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e Olívia Santana, secretária nacional de Combate ao Racismo do PCdoB e secretária de Política para as Mulheres do Governo do Estado. A coordenação será feita por Ricardo Moreno, da FMG.
Além de historiador, Clóvis Moura foi também antropólogo, jornalista, poeta e militante do Partido Comunista, da causa emancipadora e do movimento negro. O autor, morto em 2003, rompeu com as barreiras das disciplinas rigidamente estabelecidas pela academia e se tornou um dos principais estudiosos da situação e das lutas do povo negro no Brasil.
“O pensador marxista deu grande contribuição para a compreensão o papel do negro no processo de desenvolvimento da sociedade brasileira. Foi um dos primeiros a demonstrar que os escravos, através de suas rebeliões permanentes, foram protagonistas do movimento histórico que colocou em crise o sistema escravista”, diz nota da FMG.
Na oportunidade, também será lançado o 6º número da Revista Dialética e apresentada ao público a nova direção da Fundação Maurício Grabois na Bahia.  O evento é feito em parceria com a União de Negros pela Igualdade (UNEGRO).
 
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados