Notícia

Ex-prefeito João Henrique tem contas rejeitadas de novo. As de 2012

3 julho, 2015

Por 21 votos a favor e oito contra, as contas de 2012 do ex-prefeito João Henrique Carneiro foram rejeitadas – novamente – pelos vereadores de Salvador, seguindo o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios, que, mais uma vez, apontou diversas irregularidades.

A bancada governista classificou as ressalvas do TCM como “vícios” e apelou para que os colegas levassem em conta apenas questões técnicas. Mas, a bancada de oposição defendeu a rejeição das contas, por conta dos inúmeros problemas apontados pelo órgão competente.

De acordo com os vereadores, entre as irregularidades estão a excessiva contratação de funcionários sem concurso público e de empresas sem licitações e o desrespeito à Constituição, que determina o mínimo de 25% de aplicação da receita em Educação. Daí o estrago deixado nas escolas pela administração anterior e o não cumprimento do percentual mínimo.

Essa foi a quarta vez que as contas de João Henrique, entre 2009 e 2012, foram reprovadas na Casa legislativa. O que significa dizer que o segundo mandato de João teve todas as contas rejeitadas.

Em junho de 2014, o TCM indicou a rejeição das contas e determinou que JH terá de devolver R$ 176.658,17 aos cofres municipais. Mas, o ex-prefeito pediu revisão, por conta do risco de ficar inelegível pelos próximos oito anos.

O valor da cobrança é relacionado a gastos irregulares em despesas de publicidade com características de promoção pessoal, gastos indevidos com multas de trânsito aplicadas a integrantes do governo e pagamentos indevidos a secretários municipais.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados