Notícia

Força-tarefa faz atendimento às vítimas da Chuva em Salvador

29 abril, 2015

As chuvas iniciadas no último domingo (26/4) em Salvador continuam nesta quarta-feira (29/4), terceiro dia consecutivo. A Defesa Civil da capital (Codesal) já recebeu 55 chamadas, principalmente relacionadas a deslizamentos de terras (22), ameaças de desabamento (11) e alagamento de imóvel (11). Órgãos estaduais e municipais seguem mobilizados, por meio de uma força-tarefa que envolve ainda forças federais, para prestar assistência às vítimas.
Na manhã desta quarta-feira (29/4), a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), vinculada à Secretaria da Casa Civil, e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) se reuniram, na sede da Codesal, na Avenida Bonocô, com representantes da prefeitura da capital, Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro para definir o trabalho de técnicos e assistentes sociais nas áreas de risco.
“A prioridade é ir a cada um desses locais e convencer a se retirar da residência. Primeiro, para preservar a vida e, segundo, dizer que vamos guardar os bens destas famílias e guardá-los em local seguro até o retorno ou remanejamento para novas moradias”, explicou o superintendente de Proteção e Defesa Civil, Rodrigo Hita.
As equipes vão contar com uma base operacional montada no bairro de São Caetano. O objetivo é realizar a remoção temporária das famílias desabrigadas, que podem optar por abrigos públicos ou pelo recebimento de auxílio-moradia. O processo de convencimento das famílias será feito por assistentes sociais da Conder e da Secretaria de Promoção Social da prefeitura.
Homens do Exército auxiliam na retirada de pertences dos moradores. Com o suporte de quatro caminhões, os militares transportarão móveis, eletrodomésticos e outros objetos das pessoas que aceitarem sair das casas condenadas por engenheiros da Defesa Civil. O trabalho é realizado juntamente com Bombeiros, Polícia Militar e a Defesa Civil municipal, estadual e federal.
Da Redação
Colaboraou Secom-BA

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados