Notícia

Gestores debatem sobre os Centros Públicos de Economia Solidária

16 setembro, 2015

Gestores dos Centros Públicos de Economia Solidária (Cesols) da Bahia em funcionamento, assim como dos que serão inaugurados ainda este ano pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), participaram, na última terça-feira (15/9), de um encontro para troca de experiências. O evento aconteceu no auditório do Espaço Crescer da Setre, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
“Este é mais um esforço do Governo do Estado para melhorar a vida do povo baiano. Já investimentos R$ 60 milhões na implantação de centros públicos no Estado, apesar deste momento difícil da nossa economia”, destaca o secretário estadual do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes.
O titular da Setre lembrou, ainda, que os Cesols desenvolvem diversas ações em benefício dos empreendedores, “desde a formação até a assistência técnica, passando pela divulgação, comercialização, crédito, expressão cultural e articulação social e política da economia solidária no Estado”.
Coordenadora do Programa Vida Melhor, na Setre, Albene Piau disse que “o objetivo do encontro foi reunir num mesmo espaço, para troca de experiências, coordenadores e gestores desses equipamentos e também fazer uma avaliação do que vem sendo realizado até hoje”.
Os Centros Públicos de Economia Solidária são implantados em parceria com Organizações Sociais (OS), que cuidam da gestão e administração através dos convênios.
Hoje, funcionam na Capital os centros públicos dos bairros dos Mares, Sussuarana e Barra. No interior, estão espalhados pelos municípios de Juazeiro, Itabuna, Guanambi, Pintadas, Cruz das Almas e Monte Santo. Ainda este ano, serão inaugurados Cesols em Serrinha, Irecê, Paulo Afonso, Gandu e Praia do Forte.
Previstos no Programa Bahia Solidária, os Cesols contam com apoio financeiro do Fundo de Combate e Erradicação à Pobreza – Funcep.  Na sua estrutura de atendimento, oferecem os serviços de uma equipe de profissionais com especialidades das mais diversas.
São oferecidos, entre outras competências: Estudo de Viabilidade Econômica, Assistência Técnica Gerencial, Orientação de acesso ao crédito, Assistência técnica em Comercialização e Marketing, Capacitação em áreas afins e Assessoria para organização de Feiras e Exposições.
 
Fonte: Ascom/Setre

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