Notícia

Governo da Bahia vai patrocinar filme sobre a vida de Marighella

12 agosto, 2015

Apresentação do projeto aconteceu na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia

Apresentação do projeto aconteceu na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia


O governador Rui Costa esteve reunido com o secretário de Cultura, Jorge Portugal, e o ator Wagner Moura, na tarde da terça-feira (11/8), para tratar do apoio governamental a produção cinematográfica que contará a história do militante comunista Carlos Mariguella (1911-1969), um dos grandes heróis da luta contra a ditadura no Brasil.
Diretor do filme, Moura falou sobre a iniciativa. “É um filme muito especial pra mim. Minha estreia na direção. É sobre um baiano ilustre. É uma tentativa de entender uma geração tão próxima a minha, mas que a gente acaba tendo pouca relação, conhecendo pouco. Vim trazer o projeto ao governador porque quero que tenha algo daqui. Não quero fazer um filme sobre Carlos Marighella sem a Bahia”.
Considerado um dos principais opositores da ditadura, o soteropolitano Carlos Marighella foi morto em São Paulo, aos 57 anos, vítima de uma emboscada. Wagner Moura informou que o ator para protagonizar o filme ainda não foi definido, mas já a data prevista para a filmagem é no segundo semestre de 2016.
Para o governador Rui Costa, o filme será uma oportunidade para as pessoas, sobretudo os jovens, conhecerem mais sobre Carlos Mariguella. “Disse a Wagner [Moura] que a Bahia já está no filme, seja por ele, pelo orgulho que todo o baiano tem com ele nos representando no cinema, eu diria internacional, e pela história de Marighella. Então a Bahia está dentro. Nós estamos apoiando e, a partir de hoje, sou um parceiro do filme. Estarei na estreia”.
De acordo com Jorge Portugal, o Governo do Estado já estuda formas de viabilizar o apoio financeiro ao filme, orçado em R$ 10 milhões. “O governador se comprometeu a fazer contato com algumas empresas como a Bahiagás, Embasa, etc, para ver a possibilidade de um patrocínio direto ou por meio do FazCultura ou da Lei Rouanet”.
O secretário declarou, ainda, que está em tramitação na Casa Civil a criação da BahiaFilmes, que poderia ser uma das indutoras do projeto cinematográfico. “Assim como a Rio Filmes, a SP Cine, a Bahia já merece ter a sua empresa que vai fomentar tudo isso. Se a gente correr um pouco, quem sabe o filme sobre Mariguella não é o primeiro a ser lançado pela Bahia Filmes”.
Casa de Marighella será tombada
Casa onde viveu o comunista Marighella e sua família

Casa onde viveu o comunista Marighella e sua família


Localizada na rua Barão do Desterro, em Nazaré, a casa onde viveu Marighella será tombada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). A notícia foi divulgada pelo secretário Jorge Portugal, em entrevista a um site local nesta quarta-feira (12).
“A casa tem a história do Brasil e da Bahia. O Ipac já está instruído a fazer o tombamento. Se a casa não tem importância arquitetônica, tem para a história do Brasil e da Bahia. O projeto tem meu desejo, empenho e compromisso”, afirmou. Segundo ele, a casa entrará no roteiro turístico da cidade.
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados