Notícia

Governo lança campanha contra o racismo no carnaval  

9 fevereiro, 2015

O Governo do Estado, através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi), lança, nesta segunda-feira (9/2), a campanha “Cultura Negra Viva”, voltada para a valorização do carnaval negro e o enfrentamento ao racismo. O ato será realizado às 19h, durante o ensaio do Cortejo Afro, no Largo Pedro Arcanjo, no Pelourinho, em Salvador.
Segundo a secretaria, o objetivo da ação é “dar visibilidade ao protagonismo do povo negro, resgatando sua história, tradições e participação efetiva na construção da festa carnavalesca, além de fomentar um Carnaval sem racismo ou qualquer outro tipo de intolerância”.
Durante a festa momesca, o folião que for vítima de intolerância terá o apoio do Centro Nelson Mandela. O equipamento funcionará excepcionalmente no Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), de quinta a sábado, das 18h às 22h, e de domingo a terça-feira, das 14h às 22h.
As denúncias poderão ser registradas no prédio do órgão, que fica na Ladeira do Passo, número 42, Pelourinho, ou pelos telefones 162 e (71) 3117-7438. O Centro Nelson Mandela conta com uma equipe especializada para prestar atendimento jurídico, social e psicológico a vítimas de racismo e intolerância religiosa na Bahia.
A campanha contará, ainda, com promotores identificados com o tema, que distribuirão material de divulgação em pontos estratégicos da capital baiana, como aeroporto, rodoviária, porto, circuitos de bairros e espaços de concentração dos blocos afro. Diversos artistas e personalidades já estão engajados na iniciativa.
Da Redação

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados