Notícia

Governo vai construir casas para vítimas das chuvas em Salvador

12 maio, 2015

O governador Rui Costa anunciou, nesta terça-feira (12/5), durante o programa oficial de rádio, que solicitou do Governo Federal verbas para a construção de conjuntos habitacionais para as vítimas das chuvas em Salvador. Por conta do mau tempo nos últimos dias na capital baiana, mais de 900 pessoas já se cadastraram para receber auxílio-aluguel ou vagas em abrigos públicos.
Um trabalho está sendo feito para identificar as áreas de risco, dentre as cerca de 400 que existem na cidade, que precisarão ser desapropriadas. “Nós estamos finalizando, esta semana, os trabalhos do diagnóstico para levar ao governo federal um pacote de intervenções para a retirada dessas famílias [das áreas de risco]”, afirmou o governador.
Rui Costa espera que seja disponibilizada para Salvador uma cota extra em relação aos conjuntos habitacionais previstos no programa federal ‘Minha Casa, Minha Vida’ para atender toda a demanda de desabrigados. Sobre as mortes – quatro só nesta semana -, o governador lamentou e garantiu que toda a assistência está sendo oferecida às famílias.
Ao lado do prefeito ACM Neto, Rui Costa visitou, também nesta terça-feira, áreas castigadas pelas chuvas dos últimos dias, na Baixa do Fiscal e na Liberdade. Aos moradores, prometeu empenho para conseguir celeridade nos processos de desapropriação e cadastramento dos desabrigados para o recebimento das novas casas.
“Infelizmente a chuva veio com força e castigou muito o final de semana e o início [desta] semana na cidade […] Nós estamos buscando, ao máximo, minimizar o sofrimento das pessoas, primeiro com a atuação rápida do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, de todo o aparato do Estado [para] socorrer o mais rápido possível essas famílias”, afirmou Rui.
As Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) também estão trabalhando na assistência às vítimas e já arrecadaram, até agora, mais de 40 toneladas de alimentos e de roupas para as vítimas da chuva. “Quero agradecer também à população de Salvador, que [fez] muitas doações”, finalizou o governador.
 
Da Redação
Colaborou Secom/BA

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados