Notícia

Grito de “Fora Cunha” ecoa nas ruas da Bahia

13 novembro, 2015

Protesto fora Cunha 2
Os movimentos sociais foram às ruas de Salvador e Itabuna nesta sexta-feira (13/11) para pedir a saída imediata do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara. Convocado pela Frente Brasil Popular, o protesto é parte de uma mobilização nacional por mais direitos e mais democracia, que começou com uma grande marcha nacional em Brasília e se propagou com manifestações em diversas cidades do país durante todo do dia.
Em Salvador, a caminhada aconteceu no Centro da cidade no meio da tarde. O ato foi conduzido pela juventude e saiu do Campo Grande até a Praça da Sé, chamando a atenção de quem trabalhava ou transitava pelas ruas para a necessidade da mobilização popular para garantir a queda do deputado. A caminhada foi animada por uma banda de percussão que ajudou a embalar o coro de “se o povo se unir o Cunha vai cair”, cantado animadamente pelos participantes durante todo o percurso.
Algumas performances artísticas foram realizadas durante o trajeto, passando a mensagem de protesto de forma bem descontraída para a população. Os jovens também distribuíram panfletos e colaram cartazes reivindicando a saída do deputado, que tem tocado uma pautada conservadora no Congresso Nacional, com a aprovação da ampliação da terceirização, a redução da maioridade penal, a derrubada do Estatuto do Desarmamento e a criação de um Estatuto da Família, que nega direitos, principalmente aos casais homossexuais.
Itabuna
Em Itabuna, no sul do estado, o ato cívico aconteceu no Centro da cidade na parte da manhã. Além de pedir o afastamento imediato do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, que tem capitaneado uma agenda de retrocessos que avança sobre os direitos das mulheres, jovens, negros e indígenas, o movimento saiu em defesa da Petrobras e do Pré-Sal, que é fundamental para o futuro do Brasil e a luta por outra política econômica, oposta ao ajuste fiscal recessivo que gera desemprego e cortes orçamentários em áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico e social do país.
Protesto fora Cunha Itabuna
 
Ascom CTB Bahia
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados