Notícia

Grupo de baianas é detido em Brasília após se manifestar em avião

10 maio, 2016

Na manhã desta terça-feira (10/5), um grupo com 73 mulheres baianas que seguiu de Salvador para participar da 4ª Conferência Nacional das Mulheres foi detido por agentes da polícia federal no aeroporto de Brasília. Segundo informações, elas foram detidas por se manifestarem contra os deputados federais Tia Eron, Paulo Azi e Jutahy Júnior. Segundo as feministas, os parlamentarem chamaram a polícia federal, que estaria impedindo a saída das mulheres.
As deputadas Alice Portugal, Moema Gramacho e Maria do Rosário, acompanhadas de advogados, exigiram a liberação das mulheres. “Elas foram detidas arbitrariamente por se manifestarem dentro do avião contra deputados golpista”, declara Alice.
Presente na ocasião, a secretária Estadual de Política para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana, declarou que as baianas faziam um protesto pacífico. “Eles é que não suportam pretas, pobres e nordestinas. Felizmente, conseguimos reverter e liberar todas. Estamos realmente vivendo tempos estranhos.”
De acordo com a secretária, a polícia federal nem sequer aceitou receber os advogados. “Só uma hora depois de muita pressão, o delegado resolveu nos receber”, salienta Olívia. Após o incidente, as baianas seguiram para a conferência.
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados