Notícia

Hoje é Dia de Luta da Educação Municipal de Salvador

14 abril, 2015

Contra as más condições de trabalho nas unidades escolares, que têm afetado o funcionamento da escola e, consequentemente, o desempenho do processo de ensino-aprendizagem, os trabalhadores da rede municipal de ensino de Salvador decidiram se manifestar, mais uma vez, nesta terça-feira (14/04). O Dia de Luta, com ato em frente à Secretaria Municipal de Educação foi aprovado em Assembleia, realizada na semana passada pela categoria.

Além da precariedade das escolas, a imposição de programas e pacotes educacionais têm comprometido o planejamento pedagógico de coordenadores e professores. Por isso, a direção da APLB Sindicato, que representa a categoria, defende a participação da equipe pedagógica, nos processos de análise e implantação nos planejamentos e projetos educacionais da rede. Segundo os dirigentes, em carta aberta à comunidade escolar, os professores não são ouvidos, consultados ou respeitados antes das deliberações. “Além disso, os alunos são deslocados de uma ação para outra, sem um planejamento pedagógico que assegure um processo educacional integrado e sem fragmentação”.

Além da mobilização desta terça, os trabalhadores da rede municipal de ensino de Salvador vão aderir à paralisação nacional, convocada pelas centrais sindicais, contra o PL 4.330. Para a APLB, a adesão se tornou ação indispensável na agenda dos trabalhadores da educação, posto que a “PL da Terceirização” tem por objetivo, além de outros malefícios, precarizar ainda mais as condições de trabalho em todos os setores da atividade produtiva.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados