Notícia

Ibirapitanga ganha Agenda do Trabalho Decente

10 junho, 2015

Erradicação do trabalho infantil, promoção de igualdade de gênero e raça e fortalecimento dos empregos verdes. Esses são os eixos prioritários da Agenda Municipal do Trabalho Decente de Ibirapitanga, interior da Bahia, lançada na terça-feira (9/6), na Câmara de Vereadores do município.

O alto índice de trabalho infantil, que atinge 2.157 crianças e adolescentes de Ibirapitanga, o que corresponde a 9% da população do município; a desigualdade salarial entre homens e mulheres, que recebem em média 2/3 do salário dos homens; e o fato de 56,8% da população economicamente ativa viver na zona rural, de acordo com dados do Censo 2010 do IBGE, foram fatores primordiais para a escolha dos eixos.
No ato de lançamento foi assinado um Protocolo de Intenções entre a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Prefeitura de Ibirapitanga, com o objetivo de estabelecer cooperação técnica para construção da Agenda Municipal do Trabalho Decente, mediante intercâmbio de experiências e criação de espaços de colaboração.
Para a presidente da Associação dos Professores Licenciados da Bahia (APLB) de Ibirapitanga, Rosa Bispo, representante dos trabalhadores, a erradicação do trabalho infantil é o principal foco da Agenda. “Na principal feira livre da cidade, crianças de sete anos trabalham carregando carro de mão. O primeiro passo é conscientizar os pais dos malefícios desse trabalho, para garantir o direito primordial da criança, que é a educação”, alertou.
Presente no lançamento, o secretário estadual do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, elogiou a iniciativa do município. “Esta é a nona Agenda Municipal de Trabalho Decente lançada em nosso Estado. E esse é um objetivo em nosso governo de gerar mais empregos, mas que sejam postos de trabalho que garantam a dignidade e segurança do trabalhador baiano”, destacou.
O prefeito Isravan Barcelos conclamou a população do município dizendo: “Cada cidadão de Ibirapitanga aqui presente deve mobilizar e multiplicar sobre o que foi debatido aqui hoje, para que a gente possa identificar e solucionar esses problemas”.
Também participaram das discussões a assessora especial da Setre e Coordenadora da Agenda Bahia do Trabalho Decente, Tânia Portugal, e a Superintendente de Assistência Social da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Mara Moraes.
A Agenda Municipal visa, principalmente, garantir o diálogo social entre trabalhadores, empregadores, sociedade civil e estimular a integração das ações na promoção do trabalho decente.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados