Notícia

Inaugurada sede da Ronda Maria da Penha em Periperi, Salvador

10 março, 2016

IMG-20160310-WA0026 (1)Na semana da mulher, mais uma conquista para as soteropolitanas. Salvador ganhou, nesta quinta-feira (10/03), sede da Ronda Maria da Penha (RMP), inaugurada há pouco, com solenidade no Distrito Integrado de Segurança Pública em Periperi (DISEP).
A ação além de celebrar o mês de Março, dedicado às mulheres, remete à criação da Ronda Maria Penha, que completou um ano no último dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.
Realizada pelo Comando Geral da Polícia Militar da Bahia, a inauguração contou com o apoio da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), e faz parte da programação especial de atividades do “Março Mulheres 2016”.
Para Olívia Santana, secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, que marcou presença no evento, esta é mais uma ação que representa o avanço na luta em defesa das mulheres, que precisam de segurança, respeito e autonomia. “Seguimos firmes no enfrentamento à violência contra a mulher, com equipamentos especializados e qualificados para atendimento às vítimas e de prevenção. A ronda Maria da Penha é uma conquista”.
650x375_policia-ronda-maria-da-penha-salvador_1517817A Ronda
A RMP foi criada através de um Termo de Cooperação, de uma ação integrada entre as secretarias de Política para as Mulheres, de Segurança Pública (SSP), a Defensoria Pública, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça. A ronda, que conta com 23 policiais militares, prevê acompanhamento dos casos nos bairros, realizando trabalho preventivo através de conversas com as famílias e com mulheres que são vítimas de violência doméstica, que têm medidas protetivas, com intuito de evitar que haja continuidade dos casos.
A Operação Maria da Penha prendeu em flagrante, desde sua criação, 22 agressores; realizou 232 atendimentos e 83 palestras; e cumpriu 90 ordens judiciais, além de ter visitado 781 mulheres.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados