Notícia

Índio Tupinambá é assassinado após sofrer emboscada em Ilhéus

4 maio, 2015

Um índio foi morto a tiros na cidade de Ilhéus, Sul da Bahia, após ser emboscado enquanto caminhava com a esposa e mais três filhos. O crime ocorreu na noite da última sexta-feira (1º de maio), mas como o local é de difícil acesso, a Polícia Civil só conseguiu realizar a diligência no sábado (2).
Segundo informações da rádio indígena Yandê, o índio assassinado se chama Adenilson da Silva Nascimento, e era conhecido como Pinduca. A vítima atuava na região como agente de saúde indígena. “Seu Pinduca trabalhava há 15 anos na Secretaria Especial de Saúde Indígena da Serra das Trempes, entre as cidades de Una e Ilhéus, sul da Bahia. Ele deixou 12 filhos. A Comunidade Tupinambá está de luto pelo crime brutal envolvendo uma liderança”, destacou a rádio.
De acordo com a delegada Marília Rocha, que investiga o crime, a esposa do índio também foi atingida pelas balas, e foi encaminhada para o Hospital Regional de Ilhéus, mas não corre risco de morte. Marília contou que a família caminhava por uma localidade limítrofe com Guararema, região de conflito entre índios e fazendeiros, que disputam terras no local, quando dois homens saíram de um matagal e dispararam diversos tiros.
“A quantidade de tiros foi tanta, que a equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) não teve condição de levantar, no local, o número de tiros que o índio levou”, disse a delegada, que destaca que o motivo do crime pode ter sido disputa por terras.
A policial acrescenta que, após os tiros, duas filhas do índio, de cerca de 10 e 11 anos, correram pelo mato até chegar na casa de um tio. O outro filho, um bebê de um ano e 11 meses, que estava no colo da mãe, caiu no chão com ela. Nenhuma das crianças ficou ferida.
Após ser velado na Aldeia Itapoã, em Olivença (BA), o indígena foi sepultado, nesse domingo, no Cemitério Nossa Senhora da Escada.
 
Com informações da Comissão Pastoral da Terra

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados