Notícia

Irregularidades na Salvamar serão apuradas pelo Ministério Público do Trabalho

11 novembro, 2015

As irregularidades no serviço de salvamento aquático da cidade, denunciadas pelo vereador Everaldo Augusto (PCdoB), em 5/6/2014, através de Representação junto ao Ministério Público da Bahia (MPE-Ba), serão apuradas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-Ba). O encaminhamento é do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (Gepam), órgão do MPE-Ba, que abriu Inquérito Civil e confirmou as informações do vereador.
Após enviar um engenheiro civil à sede da Salvamar, que é vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e está localizada em Patamares, a Gepam verificou que as condições de trabalho e ausência de equipamentos adequados colocam em risco a vida dos profissionais.  De acordo com a Gepam “a piscina está deteriorada, oferecendo riscos aos seus usuários e que a bomba está sem funcionar adequadamente, apresentando problema no filtro”.  O órgão também ratificou outras irregularidades apresentadas pelo parlamentar, entre elas: ausência de equipamentos de primeiros socorros; de proteção nas barracas em relação a sol e chuva; de sanitários; de veículos para deslocamentos nas praias; quadro reduzido de pessoal; ente outros.
Everaldo espera agora uma ação enérgica do MPT.  “O abandono, as péssimas condições de trabalho dos profissionais de salvamento e o sucateamento dos equipamentos têm sido denunciados pelo nosso mandato insistentemente, seja através de audiência pública ou por meio da imprensa. Trata-se de um fator de risco que pode muito bem ser evitado. O verão está vindo aí e a praia é um dos poucos locais de lazer gratuito que a população tem. Esperamos que Ministério Público do Trabalho acione a prefeitura para corrigir as distorções e que ela assuma sua responsabilidade. Neste caso, vale o ditado popular: é melhor prevenir que remediar!”, afirmou.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados