Notícia

Isaac Carvalho: “PCdoB do Norte da Bahia sai de 2014 fortalecido”

14 janeiro, 2015

Se a progressão na política funcionasse como na aritmética, certamente o PCdoB na região Norte da Bahia já teria muito o que comemorar em 2016, pelos resultados positivos que vem conquistando nas últimas eleições, principalmente nas recentes 2012 e 2014. Mas mesmo que na política as coisas não sejam tão previsíveis, o prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho, importante liderança do partido na região, acredita que há bons sinais para 2016 e diz que trabalha para conquistar mais vitórias.
Em 2012, Isaac entrou para a história do município ao ser o único prefeito reeleito. Por tradição, Juazeiro nunca foi simpático à ideia de reeleição, mas reconheceu que Isaac merecia seguir com o projeto por mais quatro anos. Nas últimas eleições em outubro, Isaac conseguiu outro feito: ajudou a eleger um deputado estadual apenas com a votação da região Norte. Zó, vereador pelo PCdoB na cidade, deixa a Câmara Municipal para ir à Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA), em fevereiro.
Além da eleição de Zó, Isaac também comemorou o fato de Juazeiro ter sido uma das 10 cidades baianas que mais deram votos à presidenta Dilma Rousseff; a eleição de Bobô como deputado estadual do PCdoB, que é de Senhor do Bonfim, um município da região; o aumento da votação do deputado federal apoiado por ele, Daniel Almeida, também do PCdoB; a eleição do governador Rui Costa; e a possibilidade de mais um vereador comunista assumir um mandato na cidade, na vaga de Zó.
Todas essas questões foram tratadas pelo prefeito, em uma entrevista realizada pela nossa equipe. Confira os principais trechos:
 
Eleições 2014
O nosso projeto, encabeçado pelo PCdoB em Juazeiro, foi vitorioso na região Norte, mais uma vez. Além de eu ter sido o primeiro prefeito reeleito na história do município, a gente vem em um processo de fortalecimento regional. Então, nessa eleição, tanto Daniel [Almeida, deputado federal] ampliou sua votação em Juazeiro e nas cidades do entorno, como tivemos a eleição de Zó [deputado estadual] e isso é um grande ganho. Tivemos também a reeleição de Dilma [Rousseff, presidenta] e Juazeiro foi uma das 10 cidades da Bahia onde ela teve maior votação. E tivemos também a eleição de Rui [Costa, governador].
Zó deputado estadual
A eleição de Zó é mais uma força para a cidade, para a região, para a luta coletiva do nosso projeto. Zó foi eleito pelas 12 cidades do entorno de Juazeiro, então foi uma eleição regional, que vai dar a ele condições de trabalhar mais focado na região e assim nós poderemos fortalecer ainda mais o nosso projeto. Zó é vereador do partido há três mandatos. Tem uma história de militância dentro do partido e isso tem uma grande força para o fortalecimento interno.
Fortalecimento
Estamos já fazendo uma discussão mais ampla, no sentido de pensarmos não só a sucessão em Juazeiro, mas com o mandato de Zó, com o mandato de Bobô, que é de Senhor do Bonfim e a região Norte ganha dois deputados estaduais do PCdoB, e a partir também do nosso mandato, a gente vai trabalhar o fortalecimento de toda essa região, para que a gente possa, em 2016, não só fazer o sucessor em Juazeiro, mas fazer mais prefeitos na região, ampliar o número de vereadores. Assim, a gente vai fortalecendo o projeto a cada eleição.
PCdoB no Norte
A eleição de 2014 faz um desenho para 2016 e 2016 deve reforçar para 2018 e, assim, a gente pode ampliar a liderança do PCdoB na região Norte. Nós elegemos dois vereadores do PCdoB e já tínhamos puxado o 1º suplente, Agnaldo do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, quando puxamos o vereador Eduardo para ser secretário. Agora, com a saída de Zó, efetivamos Agnaldo e puxamos mais uma vereadora, que é Poliane. De dois vereadores eleitos, passa-se para quatro vereadores na Câmara, dando uma nova dinâmica ao partido e uma animação à nossa militância, para que a gente possa ampliar o número de vereadores ainda mais em 2016.
Eleições 2016
Tenho defendido que 2016 a gente vai discutir só em 2016. Agora em 2015 nós vamos focar muito a administração para o resultado, para acumular forças e facilitar a discussão em 2016. Não adianta discutir e antecipar nomes e tirar o foco da gestão. Vamos aproveitar esse ano que não tem eleição para chegar em 2016 com muita força acumulada.
 
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados