Notícia

Isaac vai inaugurar escultura de João Gilberto em Juazeiro

18 setembro, 2015

O prefeito Isaac Carvalho (PCdoB), do município de Juazeiro, no norte da Bahia, anunciou essa semana que vai homenagear o músico juazeirense João Gilberto, conhecido internacionalmente, com uma escultura às margens do Rio São Francisco, que corta a cidade. A inauguração da obra será no dia 24 de outubro e faz parte da programação do 18º Festival Edésio Santos da Canção, que terá início no dia 22.
A escultura, batizada de “Um banquinho, um violão”, é do escultor mineiro Léo Santana, o mesmo que produziu a famosa escultura do poeta Carlos Drummond de Andrade no Rio de Janeiro. Após a inauguração, o Festival contará com um show da cantora carioca Miúcha, considerada uma das grandes intérpretes da bossa nova, irmã de Chico Buarque e ex-mulher de João Gilberto.
“Todas essas homenagens que nossa gestão tem feito a esse genial artista se justificam porque além de sua imensa contribuição para a cultura brasileira, apenas o fato de João ter nascido aqui já vem projetando o município em escala internacional. Por isso temos orgulho desse ilustre filho de Juazeiro e essa escultura simboliza o nosso eterno agradecimento”, relatou o prefeito Isaac, lembrando ainda que em 2011 a Prefeitura realizou um grande evento em comemoração aos 80 anos do artista.
Mesmo sem gravar ou fazer apresentações há vários anos, além de manter uma vida reclusa e totalmente off-mídia, João Gilberto continua sendo ovacionado em escala internacional. Prova disso é a recente pesquisa do site Spotify Music, que traz o “Papa da Bossa Nova” ocupando a lista dos cinco artistas brasileiros mais executados fora do país.
Este ano o tema da 18ª edição do Festival Edésio Santos será “Do cais ao Japão, no tempo de João”.
 
Colaborou Ascom/ Prefeitura de Juazeiro
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados