Notícia

Javier Alfaya é eleito conselheiro estadual de Cultura

1 dezembro, 2014

O secretário nacional de Cultura do PCdoB, Javier Alfaya, passa a integrar o Conselho Estadual de Cultura da Bahia, entidade colegiada ligada à Secretaria Estadual de Cultura (Secult). Javier foi um dos dez representantes da sociedade civil escolhidos, por meio de uma votação eletrônica, para discutir as políticas culturais no estado, a partir de 2015.
Dos 71 candidatos inscritos no processo eleitoral, encerrado na última quarta-feira (26/11), o secretário do PCdoB foi o sétimo mais votado e terá um mandato de dois anos – os cinco primeiros eleitos terão mandato de quatro anos. Outros dez candidatos compõem a lista de suplentes.
Os novos conselheiros deverão acompanhar e avaliar o planejamento e a execução da gestão cultural na Bahia. Segundo o Conselho, os novos integrantes vão “contribuir para o cumprimento dos objetivos da Política Estadual de Cultura e fortalecer o seu [do Conselho] papel como órgão colegiado da Secult”.
Durante a campanha, Javier apresentou proposta de trabalho concentrada em três eixos: mobilizar a promoção dos projetos que garantam a estabilidade financeira ao fomento e financiamento da cultura; despertar o interesse pela atividade cultural em setores importantes e representativos socialmente; e ativar de uma economia mais dinâmica no terreno da cultura.
“O Conselho da Bahia é um dos mais dinâmicos e modernizados do país, com edições próprias e iniciativas autônomas relativamente ao executivo, constituindo-se em um exemplo de estrutura realmente democrática, tendo papel ativo e não meramente ritualístico ou homologatório de posições governamentais e ou outras instituições tradicionais do ambiente cultural”, elogiou o novo conselheiro.
Formado em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Javier Alfaya foi vereador por quatros vezes em Salvador, deputado estadual por dois mandatos e presidiu a União Nacional dos Estudantes (UNE), onde já havia sido diretor de Cultura. Ele acredita que a experiência adquirida ao longo desses anos será fundamental para a contribuição que pretende dar.
“A experiência acumulada me permite uma contribuição efetiva no terreno da elaboração político institucional vinculada ao debate e formulação com os segmentos diversos da esfera cultural do Estado, como são os inúmeros movimentos e organizações da sociedade civil, ainda distantes das políticas culturais, e os artistas e demais agentes profissionais das artes e cultura”, completou.
Javier pretende dar prioridade à aprovação da Emenda Constitucional 150, que garante o mínimo de 2% do orçamento federal para a Cultura, 1,5% dos estados e 1% dos municípios. Além disso, considera fundamental a aceleração do implemento dos sistemas nacional e estadual de Cultura, para “que o segmento saia do limbo administrativo e se consolide como estruturante do estado brasileiro”.
Além disso, o secretário de Cultura do PCdoB pretende promover discussões sobre economia criativa, circuito econômico da cultura, democratização dos meios de comunicação e sobre as interfaces do fazer cultural. Sem data ainda definida, a posse dos novos conselheiros deve acontecer entre os dias 5 e 7 de dezembro, em Salvador.
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados