Notícia

Jorge Amado recebe título post mortem de Cidadão Benemérito

2 dezembro, 2014

O escritor e político baiano Jorge Amado (1912-2001) vai receber, nesta quinta-feira (4/12), o título post mortem de Cidadão Benemérito da Liberdade e Justiça Social João Mangabeira, a mais alta honraria da Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA). A entrega será feita à família, no Plenário da Casa, às 15h, durante uma sessão especial.
A proposta foi apresentada pelo deputado Álvaro Gomes, do PCdoB – partido que o escritor já fez parte, quando a sigla ainda era PCB. A intenção de Álvaro era que a homenagem integrasse as comemorações pelo centenário de Jorge Amado, que aconteceram em 2012, mas a burocracia impediu a rápida tramitação do projeto, que só foi aprovado em janeiro deste ano, segundo o deputado.
“Essa dificuldade de tramitação é geral, mas, mesmo passado esse tempo, é importante a aprovação do projeto para atestar a importância dessa figura conhecida internacionalmente, e que é não só da literatura, mas também da política”, defende Álvaro.
Eleito pelo PCB, Jorge Amado integrou a Assembleia Nacional Constituinte, em 1945, tendo sido o deputado federal mais votado do Estado de São Paulo, nas eleições daquele ano. É do escritor baiano a lei que assegura o direito à liberdade de culto religioso.
Os livros de Jorge, muitos deles inspirados na cultura baiana, foram traduzidos para 49 idiomas, existindo também exemplares em braile e em formato de audiolivro. Entre as principais publicações, estão Mar Morto (1936), Capitães da Areia (1937), Cavaleiro da Esperança (1942), Gabriela, cravo e canela (1953) e Subterrâneos da liberdade (1954).
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados