Notícia

Lançamento do Fórum de Quadros reúne 240 militantes em Salvador

28 maio, 2015

IMG-20150527-WA0023

Em meio a um conturbado momento político, no qual a mobilização é extremamente necessária, a direção do Comitê Municipal do PCdoB em Salvador promoveu o Lançamento do Fórum do Quadros, e realizou um qualificado debate político sobre a realidade brasileira, com a explanação de Walter Sorrentino, secretário Nacional de Organização. Importante ato de valorização da base, reuniu 240 militantes, lotando o auditório do Sindae, onde foi realizado, nesta quarta-feira (27/05), em Salvador.

Este é o primeiro Fórum de Quadros implantado no país pelo PCdoB, dando início à tarefa nacional, de ampliar a participação política do Partido nas principais capitais, e estadual, de enraizar a política comunista nas cidades com mais de 15 mil habitantes. E os integrantes do Fórum já começam as atividades em julho, quando ocorre a primeira reunião, na qual será feita nova campanha de filiação. A ideia é que sejam realizadas, pelo menos, quatro reuniões por ano.

“Queremos uma rede de comunicação que amplie a nossa força. E esses quadros são o elo do PCdoB com a população, pois estão em cada ponto da cidade. A partir deles, vamos pode ouvir dos eleitores qual caminho devemos seguir e também poder dizer as experiências que temos e o que pretendemos”, aponta Jurandir Jr., secretário municipal de Organização.

De acordo com ele, é necessário estabelecer uma política organizativa, para atuar nos movimentos de massa. Mas, “este movimento só vai ter êxito se for construído por todos os quadros, todas as lideranças e militantes, que precisam tomar para si essa tarefa”.

O objetivo do Fórum é, portanto, dialogar com as lideranças locais, que não façam parte do núcleo do Comitê, retomando a valorização destes quadros e a militância pela base, que estava se perdendo. Na pauta, levantamento dos problemas, para discutir melhor as reais necessidades de Salvador. “Esses quadros precisam ser empoderados para assumir seus papéis na organização local do PCdoB”, complementa Jurandir.

Para isso, foram indicados 105 pessoas para integrar o Fórum, mobilizando 71 bases de 35 áreas da capital. Participam representantes de Cajazeiras, Brotas, organismos nos bairros, frente de luta pela moradia, bancários, comerciários, construção civil, UFBA, saúde, rodoviários, frentistas, mototaxistas, taxistas, metalúrgicos, alimentação, portuários, vendedores de consumo de automóveis, telecomunicações, petroleiros, trabalhadores do serviço público e de organismos especiais, como a UJS e a Unegro, entre outros movimentos sociais.

Segundo Olívia Santana, presidenta do Comitê de Salvador, esta interação do Fórum com a direção será fundamental na preparação para as eleições de 2016, quando o PCdoB terá candidatura própria, representada pela deputada Alice Portugal, ao Palácio Thomé de Souza. “O PCdoB se alimenta de causas, de ideias. A gente não abre mão dos nossos ideais. Portanto, essa candidatura vai  expressar o novo momento do Partido Comunista do Brasil em Salvador, pautado no diálogo com o povo”.

E completou: “a gente está vendo a reforma política acontecer, não do jeito que a gente queria, mas, já é uma conquista. Por isso, precisamos de um partido turbinado, para obter êxito na eleição e após Alice assumir a prefeitura”.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados