Notícia

Lavagem da Estátua de Zumbi marca Dia da Consciência Negra em Salvador

18 novembro, 2015

 
O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro (sexta-feira), será de muitas atividades em Salvador, considerada a cidade mais negra do país. A programação começa às 10h, com a sétima edição da Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares, localizada na Praça da Sé, no Centro Histórico da cidade. O evento terá apresentações culturais e artísticas, além do tradicional cortejo de baianas, que lavarão o busto do líder do Quilombo dos Palmares com água de cheiro e alfazemas.
Organizada pela Unegro, Associação das Baianas de Acarajé e Mingau (Abam), CTB Bahia, FNMN e Instituto Luiz Gama, a Lavagem já entrou no calendário de manifestações do Dia da Consciência Negra em Salvador, juntamente com a marchas que cruzam a cidade durante o período da tarde.
A Marcha da Consciência Negra ganha as ruas do centro da cidade a partir das 15h, com concentração no Campo Grande e percurso até a Praça da Sé. A marcha é promovida pela Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), que reúne dezenas de entidades do movimento negro baiano.
No mesmo horário, 15H, acontece também a 15ª edição da Caminhada da Liberdade, que sai do Curuzu em direção ao Centro Histórico.  A caminhada é realizada pelo Fórum de Entidades Negras da Bahia e pretende reunir durante o percurso milhares de participantes e entidades, como o Ilê Aiyê.
 
Fonte: CTB-Bahia

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados