Notícia

Lavagem da Estátua do Zumbi denuncia o extermínio da juventude negra

20 novembro, 2015

22781680359_7d2c2c6d14_k
 
As celebrações pelo 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, tiveram início, em Salvador, na manhã desta sexta-feira, com a Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares, localizada na Praça da Sé, Centro Histórico da capital baiana. O evento, que esse ano chega à sétima edição, é puxado pela União dos Negros pela Igualdade (Unegro), em parceria com outras entidades negras que atuam no estado.
Além da participação das tradicionais baianas, que saem em cortejo do Terreiro de Jesus até a estátua, esse ano a atividade também contou com a presença de alunos de seis colégios públicos da cidade, entre estaduais e comunitários. O público presente na lavagem também acompanhou apresentações artísticas da banda Tambores de Búzios e da cantora Graça Onisilê.
O mote da edição deste ano é “Em legítima defesa da vida, contra o extermínio da juventude negra”. “O maior desafio da luta da população negra é o grito pelo fim do extermínio da sua juventude. Queremos nossos jovens vivos, estudando, nas escolas, nas universidades”, afirmou Olívia Santana, militante da Unegro e secretária nacional de Combate ao Racismo do PCdoB.
22781673199_c2637a9b56_kOlívia ainda destacou a importância do 20 de novembro e defendeu a necessidade de tornar permanentes as ações que discutam o racismo porque, segundo ela, as desigualdades persistem no Brasil, apesar dos avanços. “O Brasil ainda não se encontrou com a sua face negra. A celebração [que fazemos] é a favor do respeito e da vida. Não podemos continuar a viver nas mãos do chicote da desigualdade”, acrescentou.
A presidenta estadual da Unegro, Sirlene Assis, avaliou que a Lavagem da Estátua de Zumbi chegou à sétima edição fortalecida, principalmente, por ter mobilizado os estudantes das escolas públicas. “A nova geração precisa saber do seu papel na sociedade. A luta contra o racismo não pode ser apenas do movimento negro, mas de toda a sociedade”, afirmou.23185712911_9330cc3f3e_k
Os trabalhadores também estiveram na atividade, representados pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). O secretário estadual de Combate ao Racismo da entidade, Silvio Pinheiro, defendeu que os negros ainda estão na base na pirâmide social brasileira porque permanecem excluídos, principalmente, do mercado de trabalho.
Para Silvio, é preciso garantir à população negra a ampliação das ações de inclusão, a exemplo das políticas de cotas, que, segundo ele, são uma forma eficaz de promover a igualdade racial. “Pesquisas têm mostrado que, aos poucos, essas pirâmides estão melhorando, mas é preciso fazer a inversão”.
Outras atividades
Aa atividades pelo 20 de novembro continuam em Salvador, ao longo do dia. Acontecem, à tarde, a Marcha da Consciência Negra (saída do Campo Grande) e a Caminhada da Liberdade (saída do Curuzu), essa última com a participação do ex-presidente Lula.
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados