Notícia

Livro de entrevistas sobre o racismo será lançado em Salvador

26 novembro, 2014

O jornalista e cartunista Maurício Pestana lança em Salvador o livro “Racismo: Cotas e Ações Afirmativas”, nesta quinta-feira (27/11), no Palacete das Artes Rodin da Graça, a partir das 18h30. O livro, publicado pela Editora Anita Garibaldi, com o apoio da Fundação Maurício Grabois, reúne 46 das entrevistas exclusivas que o autor fez com personalidades públicas e formadores de opinião.
As matérias foram publicadas, entre 2007 e 2013, nas “Páginas Pretas” da Revista Raça Brasil, onde Pestana atuou como Editor e Diretor Executivo. Entre os entrevistados estão os presidentes Lula e José Sarney; o cantor e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil; a jornalista Miriam Leitão; o rapper Rappin Hood; e a yalorixá Mãe Estella de Oxóssi.
Nas entrevistas, as personalidades foram desafiadas a fazer suas reflexões, além de contarem suas histórias e experiências pessoais com o racismo, com a polêmica da adoção das cotas raciais nas universidades e a aplicação de políticas de ações afirmativas num país que tem a segunda maior população negra do mundo.
“Traduzir, a partir do ângulo de quem vive, sente ou de quem não sente propriamente na pelo o racismo, mais o enxerga tentando compreender e construir estratégias de enfrentamento ao racismo é, sem dúvida, uma alternativa eficaz para melhor compreender o perfil das desigualdades”, afirma Pestana, ao justificar a motivação para a realização do trabalho.
O lançamento do livro contará, também, com uma sessão de autógrafos. A entrada é franca.
O autor
Maurício Pestana iniciou sua carreira no jornal O Pasquim, nos anos 80. Cartunista político, jornalista e escritor, é autor de trabalhos com reconhecimento internacional. Atuou nos jornais Diário Popular, Diário do Grande ABC e A Gazeta Esportiva. Publicou entre outros, os seguintes livros: A Transação da Transição (85). O Negro no Mercado de Trabalho (86), Educação Diferenciada (89), Meu Brasil Brasileiro (2002), Racista, Eu!? De Jeito Nenhum (2001) e São Paulo – Terra de Toda Gente (2004).
Em 2007, assumiu a Diretoria Executiva da Revista Raça Brasil, onde criou a seção Páginas Pretas. Se licenciou do cargo para assumir em 2014 a Secretaria Adjunta da Secretaria Municipal da Igualdade Racial de São Paulo.
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados