Notícia

Mais vítimas das chuvas em Salvador. Cadê o prefeito?

11 maio, 2015

Sempre nesta época do ano, a chuva castiga Salvador. No último dia 27 de abril, a chuva que abateu a cidade fez 15 vítimas de deslizamentos e desabamentos. Neste final de semana, mais três soteropolitanos, na Baixa do Fiscal, perderam as vidas por causa do descaso. O prefeito pediu para a população deixar as áreas de risco. Mas, deixar suas casas e vão para onde? Não seria a prefeitura que deveria garantir a moradia?
Um problema tão antigo, mas entra prefeito, sai prefeito, e segue ignorado. Em 2012, ACM Neto foi eleito e continuou sem olhar para as reais necessidades da população. Nem na proposta de governo apresentado durante a sua campanha eleitoral nem no plano de gestão, com previsão de R$ 45 milhões para obras,  divulgado 10 meses após Neto assumir a prefeitura, constavam o item construção de encostas e contenção de barrancos na capital. Ou seja, nem um real seria dedicado a uma das ações de prevenção mais importantes.
Atualmente, são 600 encostas espalhadas pela cidade, sendo 53 em estado de risco iminente. E por conta da continuidade da falta de planejamento e descaso, gestão após gestão, a população de Salvador continua a sofrer.
Para a vereadora Aladilce, é hora de o prefeito apresentar um consistente planejamento de contenção e começar a liderar as ações de reparação imediatamente. “O período de chuvas recomeçou. O prefeito está no último ano de gestão, e nada foi feito. Esperamos que ele seja ágil. Não podemos ficar mais adiando essas soluções”, finalizou.
De acordo com Everaldo Augusto, líder do PCdoB na Câmara, os vereadores já apresentaram inúmeras emendas ao orçamento municipal, sugerindo investimentos nas contenções de encostas, drenagem e macro drenagem. Mas, infelizmente, todas foram desconsideradas pelo Executivo. “As graves consequências da chuva são retrato do abandono. Até hoje a cidade sucumbe em meia hora de chuva forte, com danos irreparáveis que são perdas da vida humana”, enfatiza.
Enquanto isso, ACM Neto tem mostrado preocupação apenas em oferecer grandes festas na capital, de longa duração, com participações de artistas com altos cachês, a exemplo do Réveillon e do aniversário da cidade, que duraram sete dias. E ele ainda quer resgatar a micareta a partir de outubro próximo. Outro foco do Netinho é alterar a legislação para ampliar o mercado imobiliário.
Àqueles com maior poder aquisitivo, oferece uma cidade linda. Os demais, abandona à própria sorte.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados