Notícia

Marcha das Mulheres Negras da Bahia acontece nesta quarta (13)

12 maio, 2015

Com o tema “2015 motivos para marchar contra o racismo, a violência e o fim do genocídio da juventude negra e pelo Bem Viver das mulheres negras”, acontece nesta quarta-feira (13/5), a 1ª edição da Marcha de Mulheres Negras da Bahia Contra o Racismo e a Violência e Pelo Bem Viver. O ato terá concentração no Bahia Café Hall, na avenida Paralela, a partir das 9h, e seguirá em caminhada até o Centro Administrativo.
Organizada pela Rede de Mulheres Negras da Bahia e organizações de mulheres negras do Estado, a iniciativa é uma ação estratégica para denunciar as múltiplas violências provocadas pelo racismo e sexismo, conquistar visibilidade, reconhecimento social, político, direitos e cidadania plena.
NA pauta do ato, o Fim do Genocídio da Juventude Negra; Poder e Participação Política; Autonomia Econômica; Trabalho e Renda; Educação Não Racista e Não Sexista; Saúde e Direitos Reprodutivos; Fim das revistas vexatórias em presídios e as agressões sumárias às mulheres negras em casas de detenções; Reivindicação do direito ao livre culto de nossas divindades de matriz africana sem perseguição; Luta pela terra e pelos territórios tradicionais (dos terreiros de candomblé, quilombola, ribeirinho, assentados, marisqueiras e pescadoras e outros); Fim da Violência Doméstica e do Feminicídio; Garantia dos Direitos das Trabalhadoras Domésticas; Fim da concentração de poder estruturado pelo racismo, machismo, patriarcado, lesbofobia e qualquer desigualdade que atinja as mulheres negras.
Dados
A Bahia é um dos oito estados a ultrapassar a marca dos 100 homicídios para 100 mil jovens negros (a margem máxima aceitável pelo padrão internacional de homicídios fixado pela ONU é de 10 por 100 mil homicídios por habitante). Em fevereiro deste ano, 13 jovens negros foram sumariamente assassinados em Salvador. Na ocasião, todos identificados e apontados como marginais e delinquentes pela Polícia Militar da Bahia, que até o momento não informou e comprovou o motivo da chacina.
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados