Notícia

Março é o último mês para a filiação dos que vão disputar as eleições

1 março, 2016

 
As mudanças na legislação eleitoral reduziram de um ano para seis meses o prazo de filiação partidária para os que pretendem disputar as eleições, a contar da data da votação. Como as eleições deste ano acontecem em outubro, março se torna, então, o último mês para a filiação dos que querem lançar candidatura a prefeito ou vereador pelo PCdoB.
Oficialmente, 2 de abril é a data limite para que a filiação seja deferida no âmbito partidário, considerando que as eleições ocorrerão em 2 de outubro. O novo prazo foi estabelecido pela Lei 13.165, aprovada no ano passado, que alterou o artigo 9º da Lei 9.504/97, que disciplina o processo eleitoral.
Com a proximidade do fim do prazo para filiação, o presidente estadual do PCdoB, Daniel Almeida, convoca toda a militância para a tarefa de dialogar com lideranças políticas que ainda não possuem definição sobre o projeto eleitoral. A intenção é de atrair nomes, seja para a disputa pelo partido ou para a composição de alianças com as chapas comunistas.
“Março é um mês importante. Quem ainda não definiu o partido para as eleições vai se definir agora, neste mês, e as alianças vão se formando para a disputa. Essa é a primeira etapa de formação de cenários e de alianças para a disputa desse ano”, afirmou o presidente do PCdoB-BA.
A expectativa do PCdoB em relação às eleições deste ano é grande. Na Bahia, a meta é de aumentar significativamente o número de prefeitos e vereadores, e, para isso, o Comitê Estadual pretende lançar, no mínimo, 100 candidaturas majoritárias e candidaturas proporcionais em todos os municípios em que o partido está presente.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados