Notícia

Marcus Matraga homenageado em sessão pela luta antimanicomial

18 maio, 2016

No próximo dia 19 de maio, às 9h, será realizada uma Sessão Especial no Centro de Cultura da Câmara para celebrar o Dia Nacional de Luta Antimanicomial. Na oportunidade, o evento irá homenagear o professor Marcus Matraga, reconhecido ativista pela reforma psiquiátrica no Brasil.
Referência na luta antimanicomial, o psicólogo e professor aposentado da Universidade Federal da Bahia, foi assassinado em fevereiro desse ano no povoado de Pirajuía, município de Jaguaripe, no Recôncavo baiano. O ativista foi um dos pioneiros no trabalho pela criação dos Centros de Atenção Psicossocial, os Caps, e na defesa dos direitos humanos.
A sessão, promovida pela vereadora Aladilce, também tem o objetivo de avaliar a situação da assistência à saúde mental no município de Salvador. “Vamos fazer um balanço dos avanços e retrocessos da Lei da Reforma Psiquiátrica na cidade e aproveitar o momento para frisar que ainda buscamos esclarecimentos dos órgãos públicos e da justiça sobre o assassinato de Matraga e punição para os criminosos”, afirma Aladilce.
Foram convidados para a sessão representantes do poder público, do movimento social e familiares de Marcus Matraga. O crime ainda está sob investigação e, até o momento, ninguém foi preso.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados