Notícia

Médicos pela Democracia divulgam carta à população

7 junho, 2016

Movimento de médicos nacional, o Médicos pela Democracia, seção Bahia, divulgou carta pública após realização de assembleia neste mês de junho. Abaixo, o documento na íntegra:
SOMOS MÉDICOS PELA DEMOCRACIA
“Médicos pela Democracia” é um movimento de médicos da Bahia e de vários estados brasileiros que defendem a Democracia, o Estado Democrático de Direito, a Justiça Social e o Sistema Único de Saúde – SUS.
“Médicos pela Democracia” foi e é contra o golpe parlamentar-midiático-judicial que, sem que tenha sido demonstrada a existência de crime de responsabilidade da Presidente da República, tomou o poder através de um grupo de políticos indiciados ou processados por corrupção, associados a interesses estrangeiros, que visam evitar a apuração dos seus crimes e atender objetivos dos partidos e grupos econômicos, bem como do projeto neoliberal, derrotados nas eleições de 2014.
“Médicos pela Democracia” defende o livre debate de ideias, guiado pelo respeito mútuo e destituído de ódios, preconceitos e da incitação à violência.
“Médicos pela Democracia” defende as políticas sociais que vêm sendo atacadas pelo governo ilegítimo de Michel Temer e seus aliados, dentre elas: fortalecimento do SUS no sentido de garantir o efetivo direito à saúde; transferência direta de renda; ampliação do acesso à educação; fortalecimento da cultura nacional; garantia dos direitos trabalhistas; democratização da mídia.
“Médicos pela Democracia” repudia todas as formas de corrupção e defende que todos os corruptos e corruptores devam ser investigados, processados, julgados e punidos, nos termos legais.
“Médicos pela Democracia” discorda dos posicionamentos que vêm sendo adotados na atual conjuntura política, sem discussão ampla com a categoria, por parte do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), bem como por suas entidades afiliadas estaduais, aos quais conclama a retomar os ideais que os nortearam no processo de redemocratização do país, quando contribuíram para a volta das eleições diretas e para a criação do SUS.
“Médicos pela Democracia” convida os colegas da Bahia e de outros estados a construir um sólido movimento nacional que recupere a imagem de uma categoria comprometida com os avanços sociais e com a ampla maioria do povo brasileiro.
“Médicos pela Democracia” também conclama os estudantes de medicina e todas as categorias profissionais, em particular as da área de saúde, a defender de forma unitária a Democracia, a reforma política e o SUS, ao tempo que se associa aos movimentos sociais organizados em defesa da Democracia, particularmente as frentes “Brasil Popular” e “Povo Sem Medo”.
Salvador – Bahia, junho de 2016.
Assembleia Geral de “Médicos pela Democracia”

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados