Notícia

Movimento popular lança campanha em prol de Salvador

12 dezembro, 2014

Firmar o conceito de direito à cidade e inaugurar um novo olhar para Salvador. De acordo com João Pereira, presidente da Fabs (Federação das Associações de Bairros de Salvador), estes são os principais objetivos da campanha Salvador é agora: o futuro quem faz somos nós, que será lançada neste sábado (13/12). O evento está marcado para as 9h, na Faculdade de Arquitetura da UFBA. A campanha reflete o desejo da população soteropolitana de interferir no processo de construção da cidade, uma vez que o PDDU é a base para isso. Então, os cidadãos não podem ficar à margem desta discussão.

Para o movimento popular, por tanto, este é um momento de grande importância, por se  tratar do lançamento de um campo político que pretende disputar a cidade, na perspectiva de defender a reforma urbana, fazendo o contraponto em relação à administração de ACM Neto. Por isso, o evento contará com a participação do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) na mesa de abertura. Ele foi relator do Estatuto da Cidade e tem dado importantes contribuições em questões relacionada à reforma urbana.

Durante toda a manhã, os participantes – entre estes representantes de movimentos populares e sociais e de centrais sindicais, apoiados por partidos políticos progressistas – vão debater o PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano) em uma perspectiva democrática, mostrando que não se pode enxergar a cidade apenas no modo econômico, mas focar na qualidade de vida da população, planejada para atender as necessidades em saúde, educação, emprego e renda. Segundo João Pereira, o PDDU apresentado pela prefeitura de Salvador privilegia critérios produtivos, e não é claro em relação às demandas sociais e de preservação ambiental e patrimonial.

Na opinião da presidente do Comitê Municipal do PCdoB em Salvador, depois de tantos processos de judicialização do PDDU, por erros e autoritarismo de prefeitura, em sucessivas gestões, Salvador merece um debate realmente democrático sobre essa matéria, que abra perspectiva para as mudanças que a população necessita.” E o presidente do PT Salvador, Edson Valadares, complementa: “É a sociedade assumindo para si a vontade a luta pelo modelo de desenvolvimento que a cidade realmente precisa”. Os presidentes dos comitês políticos destacam que este movimento não é partidário, mas centrado nas forças populares.

Por isso, toda a militância do PCdoB deve estar mobilizada para o evento de sábado e comparecer em massa, para que haja uma rica e construtiva discussão. Assim, a direção do Comitê de Salvador convoca os movimentos sociais a marcarem presença: a UJS (União dos Jovens Socialistas), para colaborar com o debate sobre a mobilidade urbana, a Unegro (União de Negros Pela Igualdade), para contribuir com intervenções sobre a violência na cidade, especialmente em relação ao jovem negro, a UBM (União Brasileira de Mulheres), para provocar o debate sobre os desafios da mulher na cidade. O movimento sindical também está convocado a tratar dos desafios do mundo do trabalho.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados