Notícia

Movimento sindical baiano comemora os 60 anos do Dieese

15 dezembro, 2015

Lideranças sindicais de diversos segmentos lotaram o plenário da Câmara de Vereadores de Salvador na manhã desta terça-feira (15/12), para prestar uma justa homenagem aos 60 anos de fundação do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A Sessão Especial foi organizada pelo vereador Everaldo Augusto (PCdoB) em parceira com outros parlamentares de Salvador.
Criado em 1955 para desenvolver pesquisas para o movimento sindical, o Dieese cresceu e ao longo do tempo passou a desempenhar um papel decisivo nas conquistas dos trabalhadores nos últimos 60 anos. “O Dieese é o principal parceiro que o movimento sindical tem para subsidiar as reivindicações da classe trabalhadora. Auxilia também na mesa de negociação com os patrões, além de ser um agente formador do movimento sindical no país. É uma entidade importantíssima que dialoga com todas as correntes do movimento sindical” ressaltou o presidente da CTB Bahia, Aurino Pedreira.
Pedreira destacou ainda a forma com que os técnicos do Dieese conseguem traduzir os números da economia para o entendimento dos trabalhadores, melhorando sua formação e contribuindo para a ascensão profissional de muitos. “A CTB acredita que o Dieese contribuiu de forma decisiva para as conquistas da classe trabalhadora nos últimos tempos e, especialmente, a eleição de um operário para a Presidência da República e a política de valorização do salário mínimo, que tanto contribui para a diminuição da desigualdade social”.
A Sessão foi marcada pelas intervenções de lideranças de diversas categorias, que falaram da contribuição que o Dieese tem nas campanhas salariais e no processo de debate com os patrões. O evento contou com a participação do Coordenador Nacional do Dieese, José Silvestre; do presidente da CTB e da CUT Bahia, Aurino Pedreira e Cedro Silva; além dos vereadores Aladilce Souza (PCdoB), Gilmar Santigo (PT), Sílvio Humberto (PSB) e Hilton Coelho (Psol).
Ao final da Sessão, Everaldo Augusto entregou um diploma à atual Supervisora do Dieese na Bahia, Ana Georgina Dias, que agradeceu em nome de todos os funcionários da entidade. “Esse é o reconhecimento ao trabalho de todas as pessoas que ajudaram o Dieese a desenvolver o seu papel de contribuir com a melhoria da vida das pessoas. É isso que nos dar força para continuar seguindo em frente, nos reinventando e readaptando para seguir desenvolvendo um bom trabalho pelos próximos 60 anos”, afirmou Ana Georgina.
Fonte CTB Bahia

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados