Notícia

Movimentos pela moradia promovem ato dia 15, em Salvador

8 abril, 2015

No dia 15/04, será realizado o Dia Nacional de Mobilização Pela Reforma Urbana, quando diversas organizações do movimento social estarão nas ruas em defesa de moradia digna para a população brasileira. Em Salvador, o ato terá concentração às 8h, em frente a Central de Atendimento da Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano) no Terreiro de Jesus, Pelourinho.
De acordo com Ivonete Bispo, presidenta da Federação das Associações de Bairros de Salvador (Fabs), uma das entidades organizadoras da iniciativa, os participantes sairão em caminhada até a Prefeitura, local em que permanecerão por 30 minutos e, de lá, seguem para a agência da Caixa nas Mercês, quando as lideranças presentes farão um pronunciamento.
O movimento tem o objetivo de chamar a atenção da população e governantes sobre a questão da reforma urbana no país, além de defender a democracia brasileira. “Vamos às ruas com nossa proposta da reforma urbana. Estamos militando nisso há anos. Nosso ato é muito importante porque estamos em um momento difícil. Por isso, uma das nossas bandeiras é a reforma política. Vamos defender também a democracia brasileira”, afirma Ivonete.
Em Salvador, a iniciativa conta também com a organização da Frente de Moradia, Movimento dos Sem Teto de Salvador e outras entidades do movimento pela moradia. Em nível nacional, o ato é realizado pela Central de Movimentos Populares (CMP), União de Moradia e Confederação Nacional das Associações de Moradores
Fabs
A entidade foi criada em 1979, com o propósito de discutir os problemas de Salvador e reivindicar soluções. Teve participação importante nas mobilizações da década de 1980 – período em que o país vivia uma ebulição, pelo engajamento da sociedade nas questões políticas. Nos últimos anos, a Fabs tem sido atuante, principalmente, nas sempre polêmicas discussões do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) da capital baiana.
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados