Notícia

Movimentos sociais vão lançar a Frente Brasil Popular na Bahia

10 setembro, 2015

As principais entidades do movimento social com atuação na Bahia vão lançar, no próximo dia 25 (sexta-feira), no estado, a Frente Brasil Popular (FBP-BA), com o objetivo de fortalecer a luta em defesa da democracia, contra o golpe e por uma nova política econômica. O ato de lançamento será na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, às 9h, e contará com importantes personalidades e entidades democráticas e progressistas do cenário nacional e baiano.
A criação do grupo no âmbito estadual é um desdobramento do encontro nacional da Frente Brasil Popular, no último dia 5, em Belo Horizonte (MG), que sugeriu a criação de seções nos estados e municípios. Desde então, os movimentos baianos têm se reunido para articular a concepção da FBP-BA. A próxima plenária acontece na próxima quinta-feira (16), na sede do Sindae (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente), nos Barris.
Com a atuação unificada, os movimentos sociais da Bahia foram os responsáveis pela realização, na capital baiana, do Ato em Defesa da Democracia, no último dia 20 de Agosto, que reuniu mais de 20 mil pessoas. “O Fórum entende que devemos manter mobilização permanente como forma de impedir retrocessos políticos e perda de direitos. A conspiração golpista continua. Vamos resistir e lutar por mudança de rumo no governo pela esquerda”, diz um comunicado da Frente.
Além de sugerir a criação das frentes regionais, o encontro nacional em Belo Horizonte também deliberou pela criação do Dia Nacional em Defesa da Democracia e por uma Nova Política Econômica, marcado para o dia 3 de outubro, data de aniversário da Petrobrás, cuja defesa contra os interesses de privatização também está na pauta. “Iremos para as ruas lutar contra a ofensiva privatizante em curso, defendendo esse patrimônio do povo brasileiro”, continua a nota.
Em Salvador, o Dia Nacional em Defesa da Democracia e por uma Nova Política Econômica contará com uma passeata pelo Centro da cidade, com concentração na Praça do Campo Grande, às 9h.
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados