Notícia

Nilton Vasconcelos é nomeado para coordenação no MCTI

10 julho, 2015

O professor Nilton Vasconcelos, ex-secretário estadual de Trabalho e Esporte na gestão do governador Jaques Wagner, passa a integrar a equipe do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Governo Federal. Conforme publicação do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (10/7), Nilton foi nomeado para chefiar a Assessoria de Coordenação dos Fundos Setoriais da Secretaria Executiva da pasta.
O convite foi feito ao ex-secretário pelo ministro Aldo Rebelo e, com a nomeação, Nilton Vasconcelos deixa o cargo de assessor internacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), de onde é professor. Enquanto a posse não acontece, ele trabalha na transição de Salvador para Brasília. Nilton afirmou estar honrado com a nova missão e que a considera mais um desafio.
“É sempre um desafio porque a administração pública é desafiadora. Eu [enquanto professor] me sinto mais à vontade porque é uma pasta ligada à educação e à pesquisa, mas há muito o que aprender”, revelou. Além de secretário estadual do Trabalho e Esporte, Nilton também já esteve à frente da Secretaria de Serviços Públicos de Salvador, na gestão de Mário Kertész, na década de 1980.
O professor também foi assessor-chefe do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), no governo eleito em 1986. Durante a passagem pelo governo Wagner (2007 a 2014) – foi um dos poucos secretários a permanecer no cargo durante os dois mandatos do governador -, também presidiu o Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset).
Nilton Vasconcelos é formado em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e possui mestrado e doutorado (Administração Pública) pela mesma instituição. Foi presidente do Diretório Acadêmico de Arquitetura, membro do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFBA) e, também, dirigiu o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/BA) por duas gestões.
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados