Notícia

Nilton Vasconcelos será homenageado pela Câmara de Salvador

17 dezembro, 2014

O atual secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Nilton Vasconcelos, será homenageado com a Medalha Thomé de Souza, durante uma sessão especial que acontece nesta quinta-feira (18/12), às 9h, no Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador (CMS). A honraria, instituída através da Resolução nº 334/73, é a maior concedida pela Casa, e será entregue pelo vereador Everaldo Augusto (PCdoB).
Segundo o vereador, a medalha é em reconhecimento aos relevantes serviços prestados na geração de emprego, renda e esporte na capital e no interior do Estado. À frente da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre) desde 2007, o Secretário garantiu acesso de mais de 435 mil pessoas ao mercado de trabalho por meio do SineBahia.
Além disso, a Setre capacitou, social e profissionalmente, mais de 32 mil jovens e outros 67 mil trabalhadores, totalizando mais de 100 mil pessoas qualificadas por cursos executados pela Setre; implantou oito Centros Públicos de Economia Solidária, e outros 10 estão em fase de implantação, para assistência técnica e jurídica a empreendimentos de economia solidária; criou o Observatório do Trabalho da Bahia, uma parceria Setre-Dieese.
Nilton Vasconcelos ainda organizou, junto com o Instituto Mauá, seis encontros estaduais de artesãos; e pela Setre realizou 3 conferências estaduais de Economia Solidária e três Conferências Estaduais de Trabalho Decente.Liderou o processo de implantação da Agenda Bahia do Trabalho Decente, a primeira a funcionar em um estado em todo o mundo. A Agenda Bahia do Trabalho Decente, que traz uma série de compromissos assumidos pelo Governo, entidades de empregadores e trabalhadores para a promoção do trabalho decente no estado, é referência para a Organização Internacional do Trabalho – OIT.
No esporte, Nilton liderou todo o processo de construção e operação da Arena Fonte Nova, constituindo a primeira Parceria Público Privada (PPP) para construção e operação de estádio no país. O estádio da Fonte Nova foi considerado o melhor estádio da Copa 2014. A Setre também é responsável pela construção do Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), recém-inaugurado no município de Lauro de Freitas, e, junto com a Sudesb, construiu o Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, inaugurado agora em novembro. Além disso, concedeu apoio de cerca de R$27 milhões, por meio do Programa Faz Atleta, e promoveu 2 Conferências Estaduais de Esporte e Lazer.
Formação
O Secretário é formado em Arquitetura, mestre em Administração e doutor em administração pública pelo Núcleo de Pós-Graduação em Administração da UFBA. Também é professor licenciado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e integra o quadro de docentes do Mestrado em Gestão Social do Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (Ciags/UFBA). Desde 2013, preside o Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset), instituição que já havia presidido em 2008 e 2012 (três mandatos).
Em agosto de 2013, Nilton recebeu a comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau de Comendador, pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e em outubro de 2014 foi homenageado pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho – Amatra 5, com a Medalha de Mérito Judiciário do Trabalho.
 
 
Colaborou: Ascom/ Everaldo Augusto

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados