Notícia

Novos integrantes do Comitê Estadual: conheça Crissostomo Lima "Zó"

26 novembro, 2015

zó3
 
Crissostomo Antonio Lima, ou apenas Zó, para facilitar, tem 48 anos (1967-2015) e é deputado estadual do PCdoB em primeiro mandato. A vaga na Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA) foi conquistada nas eleições de 2014, através dos 34 mil votos que obteve, aproximadamente. Zó integra o Comitê Municipal do Partido em Juazeiro, na região norte da Bahia, onde está, majoritariamente, a sua base eleitoral.
Filho do pescador Seu Maninho da Luz e da costureira Dona Clélia, o deputado nasceu no município de Xique-Xique e tem outros dez irmãos. Ainda criança, mudou-se para o município de Pilão Arcado e, de lá, para Juazeiro, onde a família se fixou. Após os estudos iniciais, Zó ingressou na Escola Agrotécnica, formando-se técnico agrícola, e, lá, teve contato com o movimento estudantil. Foi presidente de grêmio e diretor da cooperativa.
A filiação ao PCdoB se deu em 1985 e completa 30 anos em 2015.  Em pouco tempo, Zó se tornou uma importante liderança política da cidade, o que o gabaritou para pleitear uma vaga na Câmara Municipal. Foi vereador por três mandatos consecutivos, com ação sempre voltada para as causas populares, chegando a ser presidente da Casa (2009/2010). Se tornou, também, um defensor da cultura, sendo um dos criadores do movimento ‘Comando Virgulino’, que tem na pauta a defesa do sertão e da cultura regional.
Zó marcou a passagem na Câmara, principalmente, pelo incentivo à participação popular. Foi protagonista na criação de trabalhos itinerantes, que levavam as sessões para o interior do município. Ele também esteve à frente, em 2008, da campanha para a primeira eleição de Isaac Carvalho, do PCdoB, considerado um dos melhores prefeitos da Bahia, e que entrou para a história como o primeiro prefeito reeleito em Juazeiro.
Em 2011, foi convidado por Isaac a assumir a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cultura. Teve papel importante na construção das primeiras unidades habitacionais populares do município, através do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, do Governo federal, e na implantação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Sobre as expectativas que tem da participação na nova composição do Comitê Estadual do PCdoB (pergunta que está sendo feita a todos os novos integrantes), Zó afirmou: “A expectativa é positiva, no momento em que o partido tem uma perspectiva de crescer, como uma alternativa progressista, de esquerda, nesse cenário difícil da política. Então, a intenção é contribuir para o partido crescer, defendendo o direito dos trabalhadores e do povo do nosso estado”.
Além de Zó, outros 11 nomes foram incorporados ao Comitê Estadual – entre os 63 eleitos durante a última Conferência, que aconteceu nos dias 14 e 15 de novembro, em Salvador, para o biênio 2015-2017.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados