Notícia

Novos integrantes do Comitê Estadual: conheça Edson Cruz

27 novembro, 2015

20151111_095027[1] (1)
 
Edson Cruz dos Santos tem 51 anos (1964-2015) e preside a Federação dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia (FETRACOM). Natural de Itabuna, no sul da Bahia, ele também ocupa a tesouraria do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil no município (SINTRACOM-ITABUNA).
Nascido em Buerarema, também no sul do estado, Edson se mudou em 1982 para Itabuna, onde iniciou a vida política. O ingresso na luta sindical aconteceu no ano de 1994, quando trabalhava como assistente de pessoal. O protagonismo nas mobilizações o conduziu, em seguida, à presidência do SINTRACOM-ITABUNA, onde permaneceu por quatro mandatos.
A passagem pela presidência do sindicato foi marcada pelo fortalecimento da entidade junto à categoria e por conquistas importantes, como a equiparação salarial dos trabalhadores do interior em relação ao salário dos trabalhadores da capital. Edson contribuiu, ainda, para a filiação do sindicato à FETRACOM-BA, em 1997, sendo eleito, em seguida, diretor da Federação.
Ao PCdoB, Edson chegou em 1998, integrando o Comitê Municipal de Itabuna e se tornando o coordenador do partido na FETRACOM. Atualmente, ele reside em Salvador com a família – é casado e pai de dois filhos. O novo integrante do Comitê Estadual do PCdoB afirmou que pretende contribuir para uma maior aproximação do partido junto à categoria da qual faz parte.
“Queremos dar continuidade ao que já vinha sendo feito por Nivalto [representante da categoria no último Comitê Estadual]. O partido nos traz informações para atuação em nossas bases e isso é importante para que a gente leve para os trabalhadores. A contribuição que pretendemos dar é de trazer o partido para mais perto dos trabalhadores, de modo a fazer o partido crescer e se fortalecer ainda mais”, declarou.
Além de Edson, outros 11 nomes foram incorporados ao Comitê Estadual – entre os 63 eleitos durante a última Conferência, que aconteceu nos dias 14 e 15 de novembro, em Salvador, para o biênio 2015-2017.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados