Notícia

Novos integrantes do Comitê Estadual: conheça Gustavo Miranda

2 dezembro, 2015

Gustavo Miranda
Gustavo Augusto Barros Miranda, de 44 anos (1971-2015), é natural do município de Surubim, em Pernambuco, mas, atualmente, mora na Bahia, onde se divide entre os municípios de Salvador e Senhor do Bonfim. Filho de Seu José Augusto e de Dona Marta, Gustavo Miranda tem outros quatro irmãos: José, Antônio, Maristella e Alexandre. Fez os estudos iniciais na cidade de origem e, depois, foi para Recife, a capital pernambucana, onde estudou no Colégio Marista.
O novo integrante do Comitê Estadual do PCdoB cursou matemática na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e possui especialização em estatística pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Como profissional, Gustavo foi professor de ensino médio e de pré-vestibular, operador do sistema elétrico da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) e, atualmente, é o chefe de gabinete da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).
Conheceu o PCdoB através de Ney Rios, de Feira de Santana, em 1999, e decidiu se filiar dois anos depois, em 2001. Gustavo foi secretário de Políticas Sociais em Juazeiro e, em 2008, foi eleito vereador por Senhor do Bonfim. Em 2010, disputou uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA), permanecendo na suplência. Em 2012, foi candidato a vice-prefeito de Senhor do Bonfim, na chapa encabeçada por Carlos Brasileiro (PT), que ficou em segundo lugar.
Em parceria com a UNEB, Gustavo também trabalhou no desenvolvimento de um projeto de valorização econômica dos materiais reciclados em Senhor do Bonfim e, hoje, desenvolve estudos sobre fontes alternativas de energia, em especial a energia solar, para os equipamentos esportivos. Gustavo é casado com Cristiane Miranda e pais de três filhos: Mariana (21), Juliana (19) e Sócrates (15).
Sobre as expectativas que tem da participação na nova composição do Comitê Estadual do PCdoB (pergunta que está sendo feita a todos os novos integrantes), Gustavo afirmou que pretende contribuir, principalmente, com o crescimento do Partido no interior da Bahia.  “[Pretendo] interiorizar mais as discussões do Partido nos territórios de identidade, estreitando as relações com Salvador, e oportunizar aos jovens diálogos com nossos espaços em nível estadual e federal”, disse.
Além de Gustavo Miranda, outros 11 nomes foram incorporados ao Comitê Estadual – entre os 63 eleitos durante a última Conferência, que aconteceu nos dias 14 e 15 de novembro, em Salvador, para o biênio 2015-2017.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados