Notícia

Novos integrantes do Comitê Estadual: conheça Nágila Rocha

3 dezembro, 2015

10388201_1488457201415701_7319352917534126591_n
 
Nágila Maria Azevedo Rocha, de 22 anos (1993-2015), é presidenta da União dos Estudantes da Bahia (UEB) e está entre os mais jovens integrantes do Comitê Estadual do PCdoB. Filha única de Seu Nailton e de Dona Girlene, ela é natural do município de Poções, na região sudoeste da Bahia, onde iniciou a vida escolar e teve os primeiros contatos com o movimento estudantil, aos 14 anos.
Em Poções, Nágila presidiu a União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMESC) e, partir daí, conheceu o PCdoB, com a filiação à União da Juventude Socialista (UJS). Quando completou 18 anos, ingressou no curso de psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no campus de Vitória da Conquista, município também da região sudoeste, para onde se mudou.
As lutas pela educação e pelos direitos dos estudantes permaneceram com o ingresso na Universidade. Logo no primeiro semestre, Nágila foi eleita para a gestão do Centro Acadêmico do curso e, depois, disputou por duas vezes consecutivas o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFBA. Atualmente, integra o Conselho Superior da Universidade (Consuni).
Na UEB, antes de assumir o posto mais alto, já integrava a gestão regional da entidade, onde foi vice-presidenta, no biênio 2013-2015. A eleição para a presidência aconteceu em julho deste ano, durante o 6º Congresso da entidade, em Vitória da Conquista, que mobilizou estudantes de toda a Bahia. Em 72 anos de história, essa foi a segunda vez consecutiva que a UEB foi presidida por mulher – a presidenta anterior foi Marianna Dias.
Sobre as expectativas que tem da participação na nova composição do Comitê Estadual do PCdoB (pergunta que está sendo feita a todos os novos integrantes), Nágila explicou:
“O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) é o partido mais antigo do país, e que inspira a nossa juventude até os dias atuais. Suas digitais estão impressas em um dos períodos mais difíceis pra a nossa juventude – a Ditadura militar. Muitas vidas foram ceifadas nesse período e a juventude comunista, sem dúvidas, foi protagonista na luta pela Democracia. Nós comemoramos essa vitória! Acredito que o desafio hoje não é menor. Estamos na luta pela defesa da Democracia. Defender esse nosso patrimônio que foi caro pra nós. Defender a Democracia, defender a Soberania do nosso país e lutar por mais avanços para a nossa Juventude e a Classe trabalhadora. Esse é a nossa luta atual e gigantescos são os nossos desafios. O PCdoB é o partido que empodera as mulheres e fico muito orgulhosa de dizer isso e poder construir esse partido e agora ingressar no Comitê Estadual do PCdoB”, disse a nova integrante do Comitê Estadual.
Além de Nágila Rocha, outros 11 nomes foram incorporados ao Comitê Estadual – entre os 63 eleitos durante a última Conferência, que aconteceu nos dias 14 e 15 de novembro, em Salvador, para o biênio 2015-2017.
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados