Notícia

Novos integrantes do Comitê Estadual: conheça Rita Rodrigues

7 dezembro, 2015

Rita Rodrigues
Representante do Território do Médio Rio de Contas na nova composição do Comitê Estadual do PCdoB, Rita Rodrigues Souza é natural do município de Aiquara, no centro-sul da Bahia, onde iniciou a vida escolar, no povoado de Palmeirinha, especificamente. Rita é Filha de Seu Zeferino e de Dona Maria, e possui outros cinco irmãos.
De Aiquara, ela partiu para Jequié, na mesma região, onde se fixou, concluindo o ensino médio e ingressando, logo após, no ensino superior. Os primeiros contatos com o PCdoB se deram a partir da sua participação nos movimentos de tendência popular da Igreja Católica. A filiação aconteceu em 1991.
Cinco anos após a filiação, em 1996, Rita resolveu disputar uma vaga na Câmara Municipal de Jequié, saindo vitoriosa do processo eleitoral. Assumiu o mandato em 1997 e, na eleição seguinte, no ano 2000, foi reeleita, permanecendo no legislativo municipal até 2004, quando partiu para a disputa majoritária.
Depois de oito anos como vereadora, foi candidata a vice-prefeita na chapa de Reinaldo Pinheiro (PP), que saiu vitoriosa. No executivo municipal, permaneceu até 2008. Depois, atuou no Núcleo Regional de Saúde (NRS) do Sul, antiga Diretoria Regional de Saúde (Dires).
Atualmente, Rita Rodrigues preside o Comitê Municipal do PCdoB em Jequié e coordena a atuação do Partido no Território do Médio Rio de Contas, que abarca 16 municípios. Sobre as expectativas que tem da participação na nova composição do Comitê Estadual do PCdoB (pergunta que está sendo feita a todos os novos integrantes), ele explicou: “A minha expectativa é no sentido de ajudar na organização do Partido em nível regional, especificamente na região de Jequié”.
Além de Rita Rodrigues, outros 11 nomes foram incorporados ao Comitê Estadual – entre os 63 eleitos durante a última Conferência, que aconteceu nos dias 14 e 15 de novembro, em Salvador, para o biênio 2015-2017.
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados