Notícia

Novos integrantes do Comitê Estadual: conheça Vicente Neto

4 dezembro, 2015

 
Vicente Neto 1
 
Vicente José de Lima Neto, de 49 anos (1966-2015), é o atual superintendente regional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Natural do município de Castro Alves, no Recôncavo da Bahia, é um dos quatro filhos de Dona Laura e de Seu Vicente. Quando ainda era criança, mudou-se com a família para a capital, Salvador, onde deu início à vida escolar.
Graduou-se, mais tarde, em turismo pela Faculdade de Turismo da Bahia. É pós-graduado em administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e possui incompleto o curso de direito na UNICEUB de Brasília, onde morou durante um período. Possui passagens por duas frentes: institucional, onde está agora, e movimento social, como servidor da UFBA, de onde está licenciado
Na UFBA, Vicente se inseriu na luta da categoria a que pertence, se tornando dirigente da Assufba-Sindicato (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Técnico-administrativos em Educação das Universidades Federais e Fundações da Bahia). Foi também dirigente nacional da Fasubra (Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Técnicos-administrativos das Universidades Públicas) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Antes de assumir o cargo na Funasa, Vicente Neto presidiu a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e, na Copa do Mundo de 2014, coordenou o Programa de Voluntariado Público. Além disso, já foi secretário de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte; secretário de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas; e secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Sebastião do Passé.
No PCdoB, ingressou em 1985. “A filiação foi no meio da rua, no bairro do Bonfim [em Salvador]”, relata. Vicente já foi candidato a vereador pelo partido em Salvador e já coordenou campanhas de outros candidatos comunistas, a exemplo da deputada federal Alice Portugal. Ele também contribuiu para inúmeras eleições sindicais, entre elas, da Assufba-Sindicato.
Vicente é solteiro, pai de uma filha e retornou para Salvador, após assumir a Funasa na Bahia. Sobre as expectativas que tem da participação na nova composição do Comitê Estadual do PCdoB (pergunta que está sendo feita a todos os novos integrantes), ele explicou: “É um retorno num momento delicado da política brasileira, para mim um agradável desafio”.
Além de Vicente Neto, outros 11 nomes foram incorporados ao Comitê Estadual – entre os 63 eleitos durante a última Conferência, que aconteceu nos dias 14 e 15 de novembro, em Salvador, para o biênio 2015-2017.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados