Notícia

Observatório registra 461 denúncias de violência contra mulher no Carnaval

16 fevereiro, 2016

Em 2016, cada um dos 32 postos policiais que cobriam os circuitos do Carnaval em Salvador tiveram a presença de uma oficial mulher para ajudar no combate à violência de gênero. O Observatório Permanente de Discriminação Racial e LGBT e Violência contra a Mulher, coordenado pela a Secretaria Municipal de Reparação (Semur), registrou 461 denúncias de violência contra pessoas do sexo feminino em cinco dias de festa – entre quarta-feira e domingo, 4 e 9 de fevereiro.
As denúncias feitas envolvem assédio, lesão corporal e até estupros. Os  casos lideraram o ranking de violência contra as minorias na festa, seguidas das denúncias de situação de vulnerabilidade social (308) e discriminação contra LGBT (182).
Foram recebidas denúncias também pelo Ligue 180, Central federal de Atendimento à Mulher. Durante a folia, em todo o estado, foram mais de 15 mil atendimentos, com 140 registros.
E o Carnaval é uma festa em que o assédio sexual fica mais escancarado. Um dos casos que ganhou repercussão foi o das irmãs, agredidas por que uma não quis ser beijada por um rapaz. Para a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Olívia Santana, o caso representa bem o que deve ser combatido. “Elas vivenciaram uma situação extrema de machismo. É como se a mulher não pudesse dizer não. Mas, ela tem liberdade de namorar se quiser”.
A SPM, pelo segundo ano consecutivo, colocou na rua o bloco da campanha Vá na moral ou vai se dar mal, na tentativa de conscientizar homens e mulheres sobre o combate às agressões.
Com informações do Correio

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados