Notícia

Para Daniel Almeida, o governo Temer acabou

7 junho, 2016

A corrupção entranhada no governo ilegítimo de Michel Temer (PMDB) exige que sua interinidade seja interrompida o mais rápido possível. À frente da Bancada do PCdoB na Câmara, Daniel Almeida (BA) considera que os pedidos de prisão contra Eduardo Cunha, José Sarney, Renan Calheiros e Romero Jucá são um atestado de que Temer não tem condições mínimas de seguir nem mesmo provisoriamente no comando do Brasil. A informação do pedido de prisão foi divulgada nesta terça-feira (7/6), pelo jornal O Globo.
Conforme a reportagem, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu as prisões ao Supremo Tribunal Federal (STF) há pelo menos uma semana. Ele argumenta que se não fossem as gravações do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado com Sarney, Jucá e Renan, haveria uma operação coordenada para barrar as investigações da Lava Jato.
Nos áudios divulgados, há inclusive discussão sobre mudança da lei que permite as delações premiadas que atingem políticos. Quanto a Cunha, o problema é que ele foi afastado, mas continuou interferindo no processo. O peemedebista foi um dos grandes articuladores do golpe contra a presidenta Dilma Rousseff.
As solicitações estão nas mãos do ministro Teori Zavascki. Foi pedido ainda o afastamento de Renan Calheiros da presidência do Senado, tendo como base argumentos similares ao pedido que afastou Cunha da presidência da Câmara e do mandato de deputado federal.
Para o deputado Daniel Almeida, o Supremo está dando o mesmo tratamento que foi dispensado ao senador Delcídio Amaral, preso por obstrução de justiça, sendo que agora a situação é mais grave. Por essa razão, o processo de impeachment deve ser concluído rapidamente no Senado.
“É um elemento a mais a agravar a crise, demonstrando a inviabilidade do golpe que não pode continuar. Os pedidos de prisão atingem o núcleo da conspirata que promoveu o golpe,” diz. Neste cenário, o plebiscito é um caminho possível. A população deve ser consultada sobre o rumo a tomar, se a solução é antecipar ou não as eleições, complementa o líder comunista.
Já a deputada Professora Marcivânia (PCdoB-AP) defende que a presidenta retorne ao Palácio do Planalto. “O pedido de prisão só demonstra o que já vínhamos denunciando: que se trata de um bando que assaltou o poder central do país e que conspirou para derrubar uma presidenta legitimamente eleita por mais de 54 milhões de brasileiros. É preciso não somente exigir suas prisões, mas também que seu governo seja colocado de volta. Isso demonstrará respeito ao povo e valorizará a democracia brasileira,” afirma.
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados